Chegou em Salvador, check!

Salvar nos favoritos
Acarajé. Salvador, Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Conheça quatro atrações turísticas que só se vê na Bahia

Acarajé da Dinha no Rio Vermelho. Salvador, Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Quando selecionamos as atrações imperdíveis de cada cidade que visitamos, normalmente fazemos uma lista com lugares pitorescos, atrações culturais, belas paisagens e boa gastronomia. Aqui em Salvador, você ainda adiciona uma boa programação musical e excelentes praias e, então, a lista fica extensa, precisando de alguns dias para ser cumprida.

Para começar logo com o pé direito, o Visit Salvador da Bahia reuniu quatro experiências que você – definitivamente – só vai viver na Bahia. Desde o aeroporto, passando pelo Centro Histórico, até a Cidade Baixa, a gente desafia você a percorrer por aí os pontos dessa lista e dizer: chegou em Salvador, check! Depois, conta pra gente o que achou.

Tirar uma foto do Bambuzal

Bambuzal do Aeroporto Internacional de Salvador. Visit Salvador da Bahia. Foto: Joa Souza.

Uma das áreas mais bonitas para quem chega ou sai de Salvador, o bambuzal, que fica logo no caminho para o Aeroporto Internacional de Salvador, é uma marca famosa e um cartão postal da cidade.
Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAUBA), o bambuzal tem impacto na arquitetura urbanística e é considerado patrimônio natural do Município, configurando-se como um símbolo contundente e referencial da nossa cidade.

O corredor de bambus forma um túnel, que para muitos é um portal energético. Dizem que sua viagem já começa aí, e quem passa por ele tem os dias mais maravilhosos da vida. Venha logo ver se isso é verdade!

Correr para comer um acarajé

Acarajé. Salvador, Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Um dos grandes ícones da Bahia, carregado de ancestralidade e praticamente um ponto turístico em si, o acarajé é mais que um alimento e sustento para várias famílias: tem um importante caráter simbólico. Acarajé é memória afetiva.

Perguntamos para a Elaine Michele Assis Cruz, uma das pessoas à frente do tabuleiro de Dinha, no Rio Vermelho, um dos mais emblemáticos acarajés de Salvador, se os turistas sabem do que é feito o acarajé e se perguntam a receita:

“Os turistas geralmente não sabem e perguntam sim o modo de preparo e receita. Alguns até inventam alguns ingredientes (rs). Mas ensino o que rege a tradição e alguns se surpreendem com o fato de ser um bolo de feijão fradinho temperado com cebola e sal a gosto”, explica.

Ficou curioso para saber mais sobre o nosso querido acarajé? Olha essa matéria que massa.

Saiba 14 curiosidades sobre o acarajé

Amarrar uma fitinha do Bonfim

Lavagem do Bonfim 2020 Salvador Foto Amanda Oliveira.

Símbolo de fé e também de boas lembranças vividas em Salvador, as fitinhas mais queridas do Brasil são de grande importância para baianos e turistas. Não à toa, as fitinhas do Senhor do Bonfim estão espalhadas pela cidade e, é claro, por todo o estado. Quando alguém visita a capital baiana, é bem comum sair com uma fitinha amarrada no punho ou no tornozelo.

Também é uma das lembrancinhas preferidas não só pelos turistas, mas pelos próprios soteropolitanos. Afinal, muito mais do que uma forma de lembrar da viagem, o item é sinônimo de fé e tradição e tem o poder de realizar três pedidos, segundo a crença popular.

Você sabia que cada orixá do candomblé é representado por uma cor? Apesar de ser uma tradição que começou na Igreja Católica, como tudo na Bahia e em Salvador, a fitinha do Bonfim também é um símbolo forte do sincretismo religioso local.

O acessório também representa as típicas raízes africanas da Bahia e é considerada por muitos como um amuleto. Vendida em cores variadas, cada fitinha representa um orixá. Por exemplo: o verde (escuro ou claro), Oxóssi; azul claro, Yemanjá; amarelo, Oxum. Saiba essa e outras curiosidades neste link.

10 histórias e curiosidades sobre as fitinhas do Bonfim


Lavagem do Bonfim 2020 Salvador Foto Amanda Oliveira.

1
2
3
3
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

04
dez
05
dez
07
dez
08
dez
09
dez
10
dez
11
dez
Ver mais em Agenda