Chegou em Salvador, check!

Salvar nos favoritos
Acarajé. Salvador, Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Conheça quatro atrações turísticas que só se vê na Bahia

Acarajé da Dinha no Rio Vermelho. Salvador, Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Quando selecionamos as atrações imperdíveis de cada cidade que visitamos, normalmente fazemos uma lista com lugares pitorescos, atrações culturais, belas paisagens e boa gastronomia. Aqui em Salvador, você ainda adiciona uma boa programação musical e excelentes praias e, então, a lista fica extensa, precisando de alguns dias para ser cumprida.

Para começar logo com o pé direito, o Visit Salvador da Bahia reuniu quatro experiências que você – definitivamente – só vai viver na Bahia. Desde o aeroporto, passando pelo Centro Histórico, até a Cidade Baixa, a gente desafia você a percorrer por aí os pontos dessa lista e dizer: chegou em Salvador, check! Depois, conta pra gente o que achou.

Tirar uma foto do Bambuzal

Bambuzal do Aeroporto Internacional de Salvador. Visit Salvador da Bahia. Foto: Joa Souza.

Uma das áreas mais bonitas para quem chega ou sai de Salvador, o bambuzal, que fica logo no caminho para o Aeroporto Internacional de Salvador, é uma marca famosa e um cartão postal da cidade.
Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAUBA), o bambuzal tem impacto na arquitetura urbanística e é considerado patrimônio natural do Município, configurando-se como um símbolo contundente e referencial da nossa cidade.

O corredor de bambus forma um túnel, que para muitos é um portal energético. Dizem que sua viagem já começa aí, e quem passa por ele tem os dias mais maravilhosos da vida. Venha logo ver se isso é verdade!

Correr para comer um acarajé

Acarajé. Salvador, Bahia Foto: Amanda Oliveira.

Um dos grandes ícones da Bahia, carregado de ancestralidade e praticamente um ponto turístico em si, o acarajé é mais que um alimento e sustento para várias famílias: tem um importante caráter simbólico. Acarajé é memória afetiva.

Perguntamos para a Elaine Michele Assis Cruz, uma das pessoas à frente do tabuleiro de Dinha, no Rio Vermelho, um dos mais emblemáticos acarajés de Salvador, se os turistas sabem do que é feito o acarajé e se perguntam a receita:

“Os turistas geralmente não sabem e perguntam sim o modo de preparo e receita. Alguns até inventam alguns ingredientes (rs). Mas ensino o que rege a tradição e alguns se surpreendem com o fato de ser um bolo de feijão fradinho temperado com cebola e sal a gosto”, explica.

Ficou curioso para saber mais sobre o nosso querido acarajé? Olha essa matéria que massa.

Saiba 14 curiosidades sobre o acarajé

Amarrar uma fitinha do Bonfim

Lavagem do Bonfim 2020 Salvador Foto Amanda Oliveira.

Símbolo de fé e também de boas lembranças vividas em Salvador, as fitinhas mais queridas do Brasil são de grande importância para baianos e turistas. Não à toa, as fitinhas do Senhor do Bonfim estão espalhadas pela cidade e, é claro, por todo o estado. Quando alguém visita a capital baiana, é bem comum sair com uma fitinha amarrada no punho ou no tornozelo.

Também é uma das lembrancinhas preferidas não só pelos turistas, mas pelos próprios soteropolitanos. Afinal, muito mais do que uma forma de lembrar da viagem, o item é sinônimo de fé e tradição e tem o poder de realizar três pedidos, segundo a crença popular.

Você sabia que cada orixá do candomblé é representado por uma cor? Apesar de ser uma tradição que começou na Igreja Católica, como tudo na Bahia e em Salvador, a fitinha do Bonfim também é um símbolo forte do sincretismo religioso local.

O acessório também representa as típicas raízes africanas da Bahia e é considerada por muitos como um amuleto. Vendida em cores variadas, cada fitinha representa um orixá. Por exemplo: o verde (escuro ou claro), Oxóssi; azul claro, Yemanjá; amarelo, Oxum. Saiba essa e outras curiosidades neste link.

10 histórias e curiosidades sobre as fitinhas do Bonfim


Lavagem do Bonfim 2020 Salvador Foto Amanda Oliveira.

1
2
3
3
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
07fev
08fev
09fev
10fev
11fev
12fev
13fev
14fev

Nosso blog

Blog
Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Coleção Gefferson Vila Nova. Salvador Bahia. Foto Lucas Assis (imagem editada)

Coleção Gefferson Vila Nova. Salvador Bahia. Foto Lucas Assis (imagem editada)

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.