A rota cervejeira de Salvador

Salvar nos favoritos
The Bunker Pituba, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Dica de 5 bares super legais para beber cerveja artesanal na cidade

The Bunker Pituba, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Lúpulo, Malte, leveduras e água. Esses são os quatro ingredientes básicos da bebida que já tem mais de 6 mil anos: a cerveja! Preferência nacional, acredita-se que surgiu de uma receita de pão que deu errado na Mesopotâmia. Hoje, a bola da vez são as cervejas artesanais, com receitas próprias, que vão desde sabores mais amargos até sabores com notas de frutas.

Em Salvador, é crescente o movimento cervejeiro e este é um daqueles roteiros perfeitos para os amantes desta bebida. Há lugares que reúnem à mesa tanto os experts quanto os leigos no assunto. Além de entenderem que a cerveja deve ser escolhida através do paladar de cada pessoa, os principiantes também aprendem qual cerveja harmoniza melhor com cada prato. Aqui, te daremos dicas de 5 lugares incríveis para tomar uma boa cerveja e entender melhor da cultura cervejeira de Salvador. Além disso, mostramos eventos que aliam boa música e cerveja no mesmo local.

Bar da Proa

Bar da Proa. Pituba Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Você com certeza já viu esta cerveja em vários estabelecimentos pela cidade. A Proa está em aproximadamente 80 estabelecimentos baianos e em Salvador você a encontra em muitos restaurantes e bares. Mas o mais legal é que acabam de abrir um bar sensacional na Pituba, uma embaixada Proa, para inspirar o público soteropolitano a desafiar seu paladar e conhecer diferentes cervejas artesanais.

O local foi criado para promover as cervejas da marca e o espírito craft perante o público baiano. São 15 torneiras com as cervejas de linha Proa, sazonais e outras exclusivas, criações contra a maré da mesmice da mestre cervejeira e proprietária da Proa, Débora Lehnen. No tap tem também um gin da casa. Proa Salvador tem em sua estrutura uma unidade da Cozi, forneria de pizzas típicas napolitanas harmonizadas com as cervejas servidas.

O carro-chefe dos rótulos é Carrie Nation (American IPA). Vale também provar a Vienna Lager, uma cerveja de coloração acobreada com tons avermelhados, sabor de malte evidente remetendo a pão levemente torrado. Uma que é superespecial é a Fruit Beer, feita de jaca. Exótica e tropical, seu rótulo foi feito com uma estampa em parceria com estilistas da marca baiana meninos Rei. Experiência no mínimo inusitada para o seu paladar. Só que essa foi uma edição limitada, estamos torcendo para voltar.

Serviço

Bar da Proa
Rua das Hortênsias, 288 – Pituba, Salvador – BA, 41810-010
Soft Opening
Terça e Quarta – de 17h às 22h. Quinta-feira – de 17h à 0h. Sexta e Sábado – de 17h à 1h. Domingo – de 17h às 22h
Acessibilidade: tem uma rampa de acesso. Tem balcão e cadeiras altas, um espaço com mesas altas e um salão com mesas em altura tradicional.

Chopp Shop Artesanal: cervejas para todos os gostos

Chopp Shop. Graça Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Chopp Shop é um bar cheio de estilo que dispõe de dez torneiras de cervejas da Bahia, Brasil e do mundo afora. A parede de giz, de frente para o balcão, indica: On Tap! É nela que você irá identificar uma lista com as opções disponíveis no cardápio, numeradas de um a dez, com a porcentagem alcoólica, o amargor e o custo de cada uma delas. Umas mais refrescantes outras mais excêntricas. Cervejas Ale, Sour, Bock, Wess, Larger, IPA e APA. Tem para todos os gostos, difícil mesmo é escolher entre tantas opções.

Uma que chama atenção é a Sorachi Berliner: um estilo de origem alemã, que valoriza o perfil sensorial do lúpulo, originalmente desenvolvido no Japão, trazendo aromas de limão e capim-limão, com cascas de limão siciliano e um perfil cítrico e frutado. A Ris Barrealanged (Potus), a Acapulco Hop Lager (Proa) e a Piveta American Ipa (Amada) também são excelentes escolhas.

Quando bater a fome, só o menu de aperitivos poderá te salvar! Mini pizzas servidas em uma tábua de madeira, empanadas argentinas de vários sabores, hambúrgueres de massa folheada e o famoso salsichão alemão são acompanhamentos ideais para a happy hour. A decoração do Chopp Shop é um show à parte. Paredes completamente envelopadas por lambis temáticos dos clássicos cervejeiros dão um tom supermoderno ao espaço.

Chopp Shop Artesanal: cervejas para todos os gostos

Serviço
Chopp Shop Artesanais
Rua Flórida, 235. Graça, Salvador – BA 40150 – 480
Funcionamento: de terça a quinta, das 17h às 22h. Sexta e Sábado, das 17h às 23h. Não abre aos domingos.
Telefone: (71) 71 3267-0781
Instagram: @choppshopartesanais / ‎comercial@choppshopartesanais.com.br
Pet Friendly.
Acessibilidade: o acesso tem dois pequenos degraus e uma rampa. Tem mesas e cadeiras de alturas variadas e boa circulação no salão principal.

The Bunker: a cultura cervejeira em destaque

The Bunker. Salvador Bahia. Foto: Taylla de Paula / Assessoria.

Um lugar onde beber cerveja é mais que um momento de descontração, mas uma experiência completa: assim é o The Bunker – Beer Culture, localizado na rua Alexandre Herculano, na Pituba – ladeira que é parada obrigatória para quem gosta de fazer aquele tour gastronômico pela cidade de Salvador.

Nossa dica são os rótulos locais. A Bahia, aliás, é muito bem representada por outras alternativas deliciosamente inusitadas como a Apocalipse do São João, da Feyh Bier, que leva licor de jenipapo em sua composição e tem teor alcoólico de 9%, e a Itapuã, da Água de Meninos, feita com tapioca.

Para comer, entre as deliciosas opções, experimente o imbatível sanduíche de pastrami do The Bunker, inspirado em uma cena clássica do filme “When Harry Met Sally”. É de lamber os dedos. O menu é especializado para harmonizar com as bebidas – e se você ainda não entende muito do assunto, não tem problema. A partir de algumas informações, como o que o cliente gosta de comer ou beber, o sommelier indica a cerveja certa para ele e qual prato vai bem com a bebida escolhida.

The Bunker: a cultura cervejeira em destaque

Serviço
The Bunker – Beer Culture
Rua Alexandre Herculano, Nº 45 – primeiro andar – Pituba, Salvador – BA, 41810-395
Funcionamento: de terça a domingo, de 17h às 00h
Telefone: (71) 2132-5337
Instagram: @tonothebunker
Acessibilidade: só há escada para acesso ao bar (não tem elevador). As mesas e cadeiras são altas no salão, mas há sofás com altura tradicional na Sala Baden Baden.
Importante: não é necessário reserva para o salão principal, apenas para a Sala Baden Baden

Peritus Bar – Uma ponte entre Minas e Bahia

Peritus Bar. Cervejas artesanais. Pituba Salvador Bahia. Foto: assessoria.

O Peritus Bar proporciona aos soteropolitanos um ambiente que traz a mistura de Minas com Bahia, como forma de identidade, num ambiente convidativo, confortável e bem localizado (Pituba). O Peritus Bar foi criado para que todos tenham interesse em saber mais sobre o mundo cervejeiro, propondo para a capital baiana mais um espaço para os apaixonados por cerveja e também para os apreciadores de diferentes sabores e estilos.

Na carta de bebidas, os clientes poderão apreciar quatorze torneiras plugadas com cervejas de diferentes marcas, estilos e rótulos. Sempre com as melhores cervejas artesanais do Brasil e do mundo. É cerveja para todos os gostos: Pilsen, IPA, Stout. A ideia do nome Peritus (perito em latim) é que os clientes tornem-se peritos do seu próprio paladar!!

Serviço
Peritus Bar
Endereço: Rua das Dálias, 540 Pituba
Telefone: 71 3027-6006 – 71 99964-3616
Redes Sociais: @peritusbar
Funcionamento: Terça a quinta 18h à 00h. Sexta 18h à 01h. Sábado 16h à 01h. Domingo 15h à 22h

Rhoncus Pub & Beer Store

Rhoncus Bar. Foto: Fábio Marconi

É uma loja? É um pub? É tudo isso com cervejas artesanais e uma programação musical puxada para o pop rock. Sempre tem algum som rolando de quinta a sábado no Rhoncus, que conta com diversas opções de cervejas nacionais e importadas em um ambiente rústico e aconchegante, decorado com bandeiras e camisas esportivas. Um pub moderno, inspirado nos europeus, com pista de dança e espaços reservados para ficar a dois ou entre amigos.

Serviço
Rua Oswaldo Cruz, 122 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-000. Telefone: (71) 3019-4344
Beer Garden – Alameda das Algarobas, 75 – Caminho das Árvores, Salvador – BA, 41280-500 (ao lado do Restaurante Origem). Telefone: 3034-1384 e 99372-6738

Para quem quer festa & cerveja

Biergarten Salvador. Foto: @weberjorgefotografia

Biergarten

Também acontecem muitas festas voltadas justamente para o consumo deste tipo de bebida, como o Biergarten. O evento, que começou em 2015, hoje é muito aguardado pelo público que busca boa música, bons encontros e cervejas especiais. São vendidas cervejas artesanais de diferentes cervejarias sempre acompanhadas de food trucks e boa música. Acompanhe a agenda neste link. (https://www.facebook.com/biergartensalvador/ )

Beba Local

O Beba Local é o evento oficial das cervejarias artesanais da Bahia. O intuito é realizar um evento colaborativo exclusivamente com as cervejarias artesanais baianas, com o objetivo de formar novos públicos e divulgar as cervejarias e seus produtos. Além disso, o evento também visa difundir o selo Beba Local Bahia para disseminar a cultura cervejeira conscientizando o público sobre a importância do consumo dos produtos locais, estimulando o desenvolvimento econômico regional. Se ligue nos próximos eventos neste link. (https://www.facebook.com/bebalocalbahia/ )

Lebowisk Bar

Um bar especializado em cerveja e diversão, no bairro mais boêmio da cidade. Combinação perfeita! O Lebowisk Bar oferece mais de 100 rótulos de cerveja artesanal. Nossa dica é a cerveja Labareda, da Corujas, que é defumada com pimenta. O bar recebe pocket shows interessantes e djs locais. Diversão na certa.
Serviço
Rua da Paciência, 127, Rio Vermelho, Telefone: 99957-0244 (150 lugares). Aberto das 20h às 3h. (Às sextas e sábados das 21h às 6h. Fecha de domingo à terça).


Peritus Bar. Pituba Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
34
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

30
set
01
out
02
out
03
out
05
out
06
out
07
out
Ver mais em Agenda