Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude

Pelo Instagram de cada projeto.
Gratuito
Agenda
Banner - Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude
Dia Nacional do Teatro para Juventude. Sarauzinho da Calu. Foto Divulgação.

Prefeitura promove programação pelo Dia Nacional do Teatro para Juventude

Dia Nacional do Teatro para Juventude. Sarauzinho da Calu. Foto Divulgação.

Neste sábado (20), é celebrado o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude. A partir deste mês de março, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove uma programação gratuita de teatro para o público infanto-juvenil, adaptada às medidas de isolamento social em vigor na capital baiana por causa da pandemia.

O projeto Calu Brincante

Ocupação Lúdica realiza o Sarauzinho da Calu, até o próximo dia 30. As atividades envolvem jogos eletrônicos, oficinas on-line e performances interativas para crianças em isolamento, em ocupações de praças da Cidade Baixa, e podem ser acompanhadas pelo Instagram @calubrincante.

A oficina de performance Escrevivências

Reúne teatro, dança, literatura, memória, identidade, escrita criativa e acessibilidade em apresentações bilíngues, nas quais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) faz parte do conteúdo programático. O projeto tem como público-alvo crianças e jovens de 10 a 14 anos, vinculados a instituições comunitárias da periferia de Salvador, e o propósito é realizar um mapeamento de pessoas surdas. As oficinas, transmitidas pelo Instagram @oficinadeperformancejovem, terminam no dia 30.

O espetáculo teatral Zumbindo

Narra as aventuras da menina Akotirene e seu amigo imaginário Zumbi dos Palmares. Seu objetivo é abordar de forma lúdica o legado cultural africano e afro-brasileiro, discutindo questões que permeiam a infância das crianças negras. As apresentações serão transmitidas ao vivo e contarão com bate-papo on-line entre os dias 27 e 29 de abril.

Iaô – Cia de Teatro

Também no próximo mês, a Iaô – Cia de Teatro realiza oficina de teatro com incursões por circo, dança e linguagem audiovisual, para a montagem de um espetáculo teatral inspirado na formação da Cidade Baixa e nas questões de pertencimento dos seus moradores. Serão seis apresentações, que contam com jovens atrizes e atores selecionados para o projeto, entre os dias 28 e 30 de abril, com informações através do @culturalfabrica.

Awon Omodé Afroperspectivas

Ainda em abril, o projeto Awon Omodé Afroperspectivas por uma Infância Plural envolve a apresentação do espetáculo Itans que Encantam, a publicação de quatro livros, três séries audiovisuais e três oficinas on-line. Os conteúdos são voltados para crianças negras, sempre abordando a cultura africana e afro-brasileira enquanto formas de educação e construção de identidade.

Origem da data

Desde 2001, comemora-se o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude. A celebração, presente em mais de 80 países, foi concebida pela Associação Internacional do Teatro para a Infância e Juventude (Assitej), com o objetivo de reforçar a importância do teatro para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em todo o mundo. No mesmo sentido, o Congresso Nacional criou, em 2008, o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, também celebrado em 20 de março.

No Brasil

Considerada a pioneira do teatro infanto-juvenil no Brasil, a escritora paulista Lúcia Benedetti inaugurou o gênero no país com a peça O Casaco Encantado, encenada pela primeira vez em 1948. Desde então, a dramaturgia brasileira nessa vertente tem sido enriquecida com a produção de muitos autores, alguns deles consagrados – a exemplo de Maria Clara Machado, criadora de Pluft, o Fantasminha, e de Ziraldo, que assina a obra Menino Maluquinho.