Wakeboard em Salvador

Esportes
Wakeboard em Salvador. Bahia. Foto Eduardo Silva divulgação.
Wakeboard em Salvador. Bahia. Foto Eduardo Silva divulgação.
Wakeboard em Salvador. Bahia. Foto Eduardo Silva divulgação.

Melhores locais, custo e como praticar: saiba tudo sobre o esporte

Capital baiana é considerada um dos melhores locais para praticar o esporte

Wakeboard em Salvador. Bahia. Foto Eduardo Silva divulgação.

Apreciar a Baía de Todos os Santos ou a orla de Salvador já é bom. Agora, imagine fazer isso a 30km por hora, sendo puxado por uma lancha e tomado pela adrenalina ao realizar manobras radicais. Esse é o sentimento de quem pratica wakeboard na capital baiana.

Para quem está escutando falar sobre a atividade pela primeira vez, uma breve explicação. Nesse esporte, o praticante sobe numa prancha que é puxada por uma lancha. Dessa forma, o wakeboarder, conectado ao barco através de um manete, realiza manobras nas ondulações deixadas pela embarcação após entrar em contato com a água.

O administrador Eduardo Silva, 42, já teve uma escola de wakeboard em Salvador, a WakeBahia (Instagram @wakebahia), por seis anos, mas teve que fechá-la, por questões pessoais e profissionais, em 2018. Nesse período ele transmitiu a sua paixão pelo esporte a mais de 5 mil alunos.

“É um esporte sensacional, que eu indico a todos. Não tem nenhuma contraindicação. Eu mesmo já ensinei a pessoas de 8 a 60 anos. É só encontrar o ritmo certo que todos se divertem”, disse Eduardo.

E Salvador, com seus 50km de orla, é uma das melhores cidades para se praticar o esporte. Mas, segundo o especialista, os dois melhores locais estão em Paripe, na Baía de Aratu, e nas proximidades da Marina, na Avenida Contorno. ’Além do pouco trânsito de embarcações nesses locais, lá tem águas calmas, ideais para a prática do esporte”, analisa.

O material para praticar o esporte custa a partir de R$ 2,5 mil, em média. Adquirido o equipamento, será necessário alugar uma lancha. A diária de uma embarcação arrendada custa, em média, R$ 1,5 mil.

Cinco dicas para quem quer praticar wakeboard em Salvador

1 – Procure um lugar com águas calmas. Quem faz a onda é a lancha e não o mar
2 – Sempre comece a praticar com alguém mais experiente que você
3 – Se possível, utilize uma lancha apropriada para o wakeboard
4 – Sempre leve um kit de primeiros socorros
5 – Pratique o esporte longe de lugares rasos, banhistas ou pedras