Di Janela Boteco Gourmet

Salvar nos favoritos

Comidas saborosas, mesas na rua com aquele astral de que a casa é sua, é de todos

Próximo ao famoso Pelourinho, o bairro da Saúde ainda conserva marcas históricas remanescentes do período colonial. As ruas são calçadas de pedras, casarões seculares e moradores que vivem um dia a dia tranquilo. Foi em uma dessas casas antigas, grande, de esquina e cheia de janelas que nasceu o “Di Janela Boteco Gourmet”. O que antes era apenas uma moradia que sempre recebeu amigos, amigos dos amigos, conhecidos, novos casais, famílias, etc, hoje também é conhecido por seus petiscos diferentes servidos nas mesas da rua.

A casa da família do casal Nara Amaral e Luciano Chastinet sempre foi o destino para os encontros regados a boa comida, bebida e muita música. Segundo Nara e Luciano, ao chegar, as pessoas nem pensavam duas vezes. Ao invés de fazer a volta na esquina toda, pulavam a janela, para poder entrar mais rápido. Era gente pulando a janela para pegar bebida, para pegar comida, para ir ao banheiro, cadeiras eram colocadas à frente da janela e, nessa época, Nara já gritava: “Aqui é boteco de janela é?”. Acontece que o nome pegou e ficou e, segundo os donos, a brincadeira do “Di” é para ficar chique.

“Quando [o boteco] abriu era para receber os mesmos amigos, só para curtir. Só que terminou que a comida ganhou fama, aí mudou o perfil do lugar para restaurante”, conta Nara.

E foi assim que no dia 13 de junho de 2013 (coincidentemente Dia de Santo Antônio), eles começaram a receber pessoas de todos os lugares, curiosas para provar os petiscos ou que quisessem mesmo conhecer essa história. Os proprietários fizeram uma porta à frente da famosa janela, mas isso não mudou a essência da ideia de que eles estão de braços abertos para receber todos.

Sete meses depois de terem aberto o restaurante, os proprietários foram chamados para participar do “Comida di Buteco”, o que mudou a história do lugar, já que a ideia inicial era que fosse bem informal, com mais bebida do que comida, e terminou que o cardápio agradou muito. Foi por isso também que o nome mudou de “Boteco Di Janela” para “Di Janela Boteco Gourmet “, para as pessoas entenderem que, apesar da palavra boteco, o foco principal é a comida. Em 2015, ganharam o prêmio Panela de Barro, o que tornou a casa mais conhecida.

Restaurante Di Janela. Foto: Amanda Oliveira.

Os nomes dos pratos têm sempre uma história atrelada a algum amigo ou cliente. Alguns por sempre pedirem o mesmo prato, outros por terem compartilhado receitas. Esse último caso foi o que aconteceu com o artista plástico Bel Borba. O proprietário, Luciano Chastinet, convidou o artista um dia para conhecer o restaurante e, de lá para cá, além de ser cliente e ter um prato com o seu nome no cardápio, Bel Borba ainda deixou um belo presente no local: um mural numa parede inteira. A escultura foi feita com uma serra elétrica que corta o concreto, sem um desenho prévio. “Ele rasgou a parede fazendo desenhos e foi ao vivo em loco, com cliente almoçando”, relembra Nara.

Serviço

Endereço: Rua da Glória, 09. Bairro da Saúde, Salvador, Bahia.
Horário de Funcionamento: quinta e sexta, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h. Sábado, das 12h às 21h. Domingo, das 12h às 17h.
Telefone: (71) 99237-7717

Legendas:

n°1 – Nossa dica é a Chapa de Frutos do Mar.
nº2 – Prepare-se para a sua mais nova “bebida predileta”: roska com picolé de fruta.
nº3 – Mural assinado pelo artista plástico baiano Bel Borba.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

nº3 - Mural assinado pelo artista plástico baiano Bel Borba. Restaurante Di Janela. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
16
Seu bolso
Localização
R. da Glória, 09 - Saúde, Salvador - BA, 40045-140

Outras experiências

Agenda

02
dez
03
dez
04
dez
05
dez
07
dez
08
dez
09
dez
Ver mais em Agenda