Casa de Tereza

Salvar nos favoritos

Restaurante que aguça sentidos e alimenta com pratos preparados com o que há de melhor na Bahia.

Quando a chef Tereza Paim saiu do país, sua intenção foi justamente buscar técnicas internacionais que pudessem valorizar o que a culinária baiana tem de melhor. Tereza dedica seu trabalho e sua pesquisa aos ingredientes locais, desenvolvendo uma cozinha baiana legitimada pelos saberes e sabores da sua terra, com as influências da Espanha, Portugal e Itália. Premiada e reconhecida dentro e fora do Brasil, ela é uma das chefs baianas vistas fora da Bahia como a profissional que conseguiu atualizar e promover a culinária local. Inovou, mas com absoluto respeito às origens.

Restaurante Casa de Tereza. Rio Vermelho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Outro aspecto interessante é a decoração do seu restaurante. Por onde você olha, encontra-se arte. De mesas pintadas por amigos artistas plásticos a uma loja de artefatos de decoração, este é um restaurante que aguça os sentidos e se tornou praticamente um ponto turístico para visitantes que queiram realmente conhecer a cidade. Tem o Salão Galeria Yemanjá – uma verdadeira galeria de arte com obras de 11 artistas plásticos baianos, compondo um cenário que reúne originalidade à nossa gastronomia. A Vendinha Samuel e Totó – reunindo uma variedade de produtos típicos, artesanato, arte e cultura… entre outros.

Restaurante Casa de Tereza. Rio Vermelho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

E como o objetivo maior é comer, este é o lugar para experimentar os sabores e saberes da Bahia. No menu, “Degustação da Cozinha de Santo”, você tem que ligar antes para reservar, é sob consulta e servem duas pessoas. O Banquete de Ibeji e o Banquete para Yabás (Iansã e Iemanjá) são compilados de deliciosos pratos tipicamente baianos. Outra dica é o menu “Cozinha de Autor”, que a Chef elabora pratos individuais com ingredientes da região. Experimente o “Sinfonia do mar” (sob consulta do preço e da disponibilidade) – lagosta ou polvo, camarão, peixe, siri, arroz de coco e farofa.

Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2019

Estar entre os finalistas do Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2019 já é um prêmio e tanto. Afinal, as indicações são feitas por especialistas no assunto – entre chefs, críticos e estudiosos da alimentação. Neste ano, foram 176 profissionais de todo o país participando da votação, divididos em 30 categorias. Chef Revelação, Chef Pâtissier e Livro do Ano foram as categorias mais concorridas.

Teve muita campanha nas redes sociais, mas também no dia a dia, pedindo ajuda aos clientes e amigos. E o resultado desse esforço, portanto, foi a maior votação de Prazeres da Mesa dos últimos anos. Foram 24.724 votos.

O Restaurante Casa de Tereza, da chef Tereza Paim foi o grande vencedor na categoria Restaurante do Ano – Nordeste. Os finalistas foram: Cozinha Roccia (João Pessoa, PB), Oleiro (Recife, PE), Origem (Salvador, BA), Quina do Futuro (Recife, PE).

A chef ainda foi uma das finalistas da categoria Livro do Ano, com a edição Na mesa da baiana: receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos – Tereza Paim e Sônia Robatto (Editora Senac). Os concorrentes foram: A culinária caipira da Paulistânia – Marcelo Corrêa Bastos e Carlos Alberto Dória (Editora Três Estrelas); Cachaça: história, gastronomia e turismo – Jairo Martins da Silva (Editora Senac); Claude Troisgros: história, dicas e receitas – Claude Troisgros (Editora Sextante); Cozinhando com economia: cardápios, receitas e listas de compras para as quatro estações – Zenir Dalla Costa e Cláudia Moraes (Editora Senac).

Confira todos os finalistas de Salvador neste link.

O restaurante Casa de Tereza está participando do Desafio Cozinha Raiz Salvador. Confira a receita que ela ensina no site salvadordabahia.com/cozinharaiz .

Serviço:
Telefone: 71 3329-3016

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Restaurante Casa de Tereza. Rio Vermelho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
17
Seu bolso
Localização
R. Odilon Santos, 45 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41940-350

Outras experiências

Agenda

30
set
01
out
02
out
03
out
05
out
06
out
07
out
Ver mais em Agenda