Virada Sustentável - Arte e Cultura

Diversos
Gratuito
Agenda
Foto - Ruínas de Anjos - Adeloyá Magnoni - Divulgação - Salvador Bahia

Evento proporciona arte para toda a família

Com o tema O Centro Pulsa – a vida em movimentos, a Virada Sustentável – o maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina – será realizada dias 08, 09 e 10 de novembro, ocupando mais de 50 espaços de Salvador com mais 300 atividades, retomando o processo histórico, criativo e sociocultural de fundação da primeira capital do Brasil.

Um dos principais atrativos do evento é a diversidade artística. A Praça da Cruz Caída serve de palco para o Sarau da Onça, com recital de poesia, enquanto o Terreiro de Jesus recebe uma ativação da Braskem com o projeto Reciclar é Transformar, que trabalha os conceitos de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais a partir de atividades lúdicas e jogos interativos, formando um ciclo sustentável. Na Praça da Sé, espetáculo circense, atrações musicais e uma nova edição da Feira da Sé.

Graças à parceria com a Diretoria de Museus do Estado – Dimus/Ipac, a Virada contará com a programação de exposições, palestras e oficinas do Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e, saindo um pouco do Centro Histórico, também o Palacete das Artes e Museu de Arte da Bahia (MAB) – que irá receber exposição inédita de Jayme Figura, com sete máscaras de Exu feitas em placas de aço galvanizado, e fotos e vídeos de Marisa Vianna sobre todo processo criativo do artista plástico.

Parceria nas artes também com a Prefeitura Municipal, que agregou a Casa do Benin como parte da programação do Festival. Além do acervo próprio – composto por cerca de 200 peças originárias do Golfo do Benin, colecionadas pelo fotógrafo francês Pierre Verger ao longo de suas expedições realizadas à África -, o espaço projetado pela arquiteta ítalo-baiana Lina Bo Bardi receberá uma nova edição da Culinária Musical, com o afrochefe Jorge Washington, preparando receitas características da culinária afrobaiana, contando com apresentações musicais e performances artísticas. O espaço também sedia uma oficina prático-teórica e de vivência ancestral do pão, com Vanessa Almeida (AVA Fermentado Natural), trabalhando conceitos de estímulo sensorial, colheita ancestral, feitura e partilha do alimento enquanto símbolo da vida.

Programação especial para a criançada

Intitulada “Infância Ancestral”, a programação reúne 10 atividades entre oficinas, contação de estórias, apresentações culturais, jogos coletivos e brincadeiras. As atividades acontecem nos dias 09 e 10 de novembro, no Passeio Público, das 9h às 17h.

“São práticas pautadas em experiências decoloniais, que rompem com os códigos sociais de opressões racistas, patriarcais e excludentes, e fortalecem o desenvolvimento identitário, afetivo e psicológico das crianças”, explica a pedagoga Lívia Ribeiro, à frente da iniciativa.

A programação completa pode ser encontrada em https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-salvador-2019.

Saiba mais neste link

https://www.salvadordabahia.com/eventos-oficiais/festival-virada-sustentavel-salvador/

 

Evento: Virada Sustentável
Local: Diversos
Data: 8, 9 e 10 de novembro
Horário: Conferir programação
Preço: Gratuito

Você também pode gostar

Nenhum evento encontrado