
Esta edição propõe reflexões sobre os ciclos da vida a partir do marisco
Ver essa foto no Instagram
A comunidade de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebe no próximo 6 de julho (domingo), das 9h às 19h, o VII Encontro de Samba de Roda de Tubarão, que acontece na Quadra da Escola Municipal Fernando Presídio, com acesso gratuito.
Realizado pela Associação Cultural Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL Tubarão), o evento é o único em Salvador dedicado exclusivamente aos grupos de samba de roda tradicionais e não comerciais, reunindo mestres, mestras e artistas populares de diferentes territórios da Bahia.
Mais do que um festival, o encontro é um ato de resistência cultural. Com o tema “O Marisco e os Ciclos da Roda”, esta edição propõe reflexões sobre os ciclos da vida a partir do marisco — elemento ancestral do território de Tubarão. Presente na memória dos povos originários da região, o marisco representa nutrição, coletividade, ancestralidade e movimento. Assim como o samba de roda, ele guarda histórias, transforma e conecta tempos e corpos.
Além das rodas de samba, o evento contará com apresentações artísticas e a Feira das Matriarcas, espaço de valorização da economia e da produção cultural das mulheres do território. O público poderá encontrar comidas típicas, bebidas, artesanato, moda e arte, tudo feito por mulheres que sustentam e movimentam a cultura local.
O Encontro de Samba de Roda de Tubarão é, desde 2017, um espaço de preservação das tradições afro-indígenas e de afirmação das culturas populares que resistem nas margens, mas seguem centrais para a identidade brasileira. Mais informações neste link.
Serviço:
VII Encontro de Samba de Roda de Tubarão – O Marisco e os Ciclos da Roda
Data: 06 de julho de 2025 (domingo)
Horário: Das 9h às 19h
Local: Quadra da Escola Municipal Fernando Presídio – Tubarão
Gratuito e aberto ao público