VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador
Publicado em 12.08.2025 às 20h 30 - atualizado em 20.08.2025 às 12h 48
Debate importância do Centro Histórico em três dias de programação
Programação inclui palestras, vivências, oficina de acarajé e atividades artísticas
O Centro Histórico de Salvador, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1985, é o tema da VI Jornada do Patrimônio Cultural, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que vai movimentar diferentes espaços da capital baiana entre os dias 27 e 29 de agosto. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.
O diretor de Patrimônio da FGM, Vagner Rocha, destaca que a Jornada acontece no mês em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto) e é uma oportunidade de promover a reflexão sobre a importância do Centro Histórico de Salvador em seus 40 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
“Embora a Unesco tenha levado em consideração o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico para conferir o título de patrimônio mundial, consideramos fundamental tratar também dos bens imateriais que povoam o Centro Histórico, assim como as questões socioculturais que permeiam as relações construídas nas ruas, ladeiras e edificações que o compõem. Ao longo dos três dias de Jornada, de maneira itinerante, iremos circular pelo nosso Centro Histórico para ressaltar também a sua relevância para a construção da identidade baiana, que é conhecida em todo o mundo”, explica.
A programação será distribuída entre a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), a Casa Vale do Dendê e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). A abertura ocorre no dia 27, a partir das 9h, na sede da Abam, e será marcada pela entrega da notificação do Ofício das Baianas de Acarajé, que está em processo para Registro Especial como Patrimônio Imaterial de Salvador.
As atividades do primeiro dia incluem ainda a palestra de abertura ‘Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO’ e a mesa ‘O patrimônio dentro do patrimônio: os bens imateriais que habitam o Centro Histórico de Salvador’, além da oficina de acarajé e degustação dos quitutes do tabuleiro.
No dia 28, a Jornada do Patrimônio Cultural chega à Casa Vale do Dendê, com a mesa ‘Presenças e resistências no Centro Histórico de Salvador: desafios socioculturais’ e uma edição especial do Circuito #Reconectar, realizado pela FGM durante todo o ano, que fará o percurso entre o Cruzeiro de São Francisco e o monumento de Castro Alves, com mediação do professor Ubiraci Santos.
No dia 29, é a vez do Muncab sediar as mesas ‘Preservação do patrimônio material no Centro Histórico de Salvador: potencialidades e desafios’ e ‘Entre memórias e um futuro presente: ressignificando o patrimônio do Centro Histórico de Salvador’. A programação segue ainda com uma visita guiada ao museu e será encerrada com uma atividade artístico-cultural.
Clarindo Silva será homenageado
O jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural Clarindo Silva será homenageado durante a VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador, realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).
“É um momento de celebração, mas também de troca de experiências, conhecimento e discussões sobre assuntos relevantes para a preservação desse lugar de memória, de cultura e de resistência. E Clarindo é uma figura extremamente importante para o Centro Histórico de Salvador, para a preservação e para resistência do local”, ressalta a gerente de Patrimônio da FGM, Roberta Ventura.
Para Clarindo Silva, a homenagem é um incentivo ao trabalho desenvolvido por ele há décadas, no sentido de valorização e reconhecimento do Centro Histórico de Salvador.
“São 53 anos batendo na mesma tecla, buscando inicialmente o tombamento como Patrimônio Nacional pelo Iphan, que conseguimos em 1984, e Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985. Sinto-me estimulado a continuar nessa peregrinação, porque cada homenagem demonstra um reconhecimento. E eu sou daqueles que acham que as pessoas têm que ser homenageadas em vida”, destaca ele.
A Jornada
A Jornada do Patrimônio Cultural integra o Programa Salvador Cidade Patrimônio, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), como um espaço de debates especializados sobre patrimônios materiais, imateriais, de monumentos, fontes e outros sítios históricos e lugares de memória. Além disso, o evento contribui para educação patrimonial, tão necessária à preservação e salvaguarda dos nossos patrimônios.
Confira a programação completa:
27/08 – Sede da ABAM
9h às 10h: Recepção
10h às 10h30: Abertura / Falas institucionais / Entrega Notificação Ofício das Baianas
10h30 às 12h30: Palestra de abertura: Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 16h: Mesa 1: O patrimônio dentro do patrimônio: os bens imateriais que habitam o Centro Histórico de Salvador
16h às 17h: Oficina de Acarajé
17h às 18h: Encerramento com atividade artístico-cultural
28/08 – Vale do Dendê
9h30 às 10h: Recepção
10h30 às 12h30: Mesa 2: Presenças e resistências no Centro Histórico de Salvador: desafios socioculturais
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 17h: Vivência Circuito #Reconectar Centro Histórico (Cruzeiro de São Francisco – Estátua de Castro Alves) + Bate-papo sobre o Reconectar e os monumentos da cidade no Café-Teatro Nilda Spencer (Quarteirão das Artes)
Mediação: Prof. Ubiraci Santos (Bira)
29/08 – MUNCAB
9h30 às 10h: Recepção
10h às 12h30: Mesa 3: Preservação do patrimônio material no Centro Histórico de Salvador: potencialidades e desafios
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 16h: Mesa 4: Entre memórias e um futuro presente: ressignificando o patrimônio do Centro Histórico de Salvador
16h às 17h: Visita guiada ao MUNCAB
17h às 18h: Encerramento com atividade artístico-cultural
Serviço:
VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador
Quando: 27 a 29 de agosto
Onde: Abam, Vale do Dendê e Muncab
Inscrições neste link.
Acontecendo perto de você
Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização: