
Ocupação IBORU – Salvador
(R. Siqueira Campos, 24 - Santo Antônio Além do Carmo, Salvador - BA, 40301-455)
O Seminário Rota do Samba / UNESAMBA tem o objetivo de fomentar e impulsionar a programação de incentivo e fortalecimento do samba baiano, a partir de formação, visibilização e celebração dos agentes produtores do ritmo. A proposta é promover os festejos em torno do mês que protagoniza a manifestações de matriz africana, aliado às celebrações que seguem até do Dia Nacional do Samba – 02 de dezembro.
No dia 6 de novembro acontece o Seminário Rota do Samba / UNESAMBA das 8h às 20h na Casa do Carnaval Salvador com o tema diálogos e Contextualização sobre a empregabilidade, sustentabilidade e mercado cultural do samba baiano.
É um encontro para debater e articular alternativas viáveis para fortalecimento mercadológico do ritmo em todo país. O evento vai contar com profissionais da produção, comunicação, das artes e é claro, do ramo empresarial, do carnaval e da gestão pública. O Seminário proposto visa reunir nomes da cultura local, assim como, fortalecer e pontuar a importância das entidades de matriz africana. Além disso, demarca o espaço do samba da Bahia, para além do carnaval, reforçando o compromisso da UNESAMBA com a salvaguarda do segmento musical, a sustentabilidade de toda cadeia produtiva e reconhecimento pelos agentes e nomes envolvidos.
O evento promoverá 4 painéis, reunindo falas de cerca de 20 pessoas e um público de 120 pessoas interessadas na economia criativa, samba, música, turismo, carnaval e/ou cultural. Também visa promover o debate com a iniciativa privada, gestão pública, produção, artistas e público sobre profissionalização, empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade do samba da Bahia, dentro da seguinte estrutura:
Programação
09H MESA DE ABERTURA:
10H PAINEL 1 | ECONOMIA DO SAMBA NO CARNAVAL
14H30 PAINEL 2 | ENTRE LETRAS E DANÇAS: O ENCANTO DA ARTE DO SAMBA
16H30 PAINEL 3| RÁDIO, REDES E NEGÓCIOS: VAMOS FALAR DE SUSTENTABILIDADE?
18h30 APRESENTAÇÃO CULTURAL DA RODA DE SAMBA
Já no dia 10 de novembro acontece o Seminário Nacional do Samba, no Espaço Cultural da Barroquinha, das 10h às 20h. O evento vai debater os desafios da empregabilidade e da geração de renda do segmento e fomentar o movimento sambista baiano. O seminário vai reunir profissionais da produção, comunicação, das artes, do ramo empresarial, do carnaval e da gestão pública. Estão previstos painéis, falas sobre economia criativa, samba, música, turismo, carnaval e/ou cultural.
A mesa de abertura, às 10h30, contará com representantes das secretarias de cultura e da reparação; às 14h30, o painel “O Encontro da Arte do Samba” com artistas, articuladores e produtores culturais; às 16h, o painel “Também é sobre sustentabilidade e negócios”, e às 18h30, show de Gal do Beco. Programação atualizada e como se inscrever, acesse o link https://forms.gle/Utp5T3u6nXRDwPpn7
Confira a programação do seminário
10h30 – Mesa de abertura:
Os secretários de cultura Pedro Tourinho; da reparação, Ivete Sacramento; a Mazé Lúcio, diretora da Unesamba e Vadinho França.
14h30 Painel 1 | O Encanto da arte do samba
Os cantores e compositores Nelson Rufino e Juliana Ribeiro; CEO da Aquilombar Produções, articuladora e produtora cultural mineira Fatini Forbeck e a doutora em cultura e sociedade, Carol Fatinel.
16h Painel 2 | Também é sobre sustentabilidade e negócios
Reitor da Ufba Paulo Miguez; diretora de cultura do município, Maylla Pita; o vereador do município Claudio Tinoco e empresária e idealizadora do Samba Vivo, Cristiane Santana
18h30 – Show de Gal do Beco aberto ao público
O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, calendário de atividades promovido pela prefeitura, que exalta a ancestralidade negra da capital baiana.
Não tem uma conta? Inscreva-se agora.