
Samba Junino movimenta Salvador com ensaios, arrastões e homenagens
Entoados sob a influência do samba duro, os grupos mantêm a tradição em diferentes bairros da cidade, a exemplo do Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Matatu, Pituaçu, Tororó e Canabrava. Em 2025, novamente o ritmo vai invadir as ruas de Salvador durante os meses de junho e julho, por meio do edital Samba Junino – Ano VII, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), que vai premiar oito mestres e apoiar 17 propostas culturais contempladas nas categorias “Ensaios e Arrastões”, “Formação e Memória” e “Festivais”.
Os grupos de samba junino vão realizar ensaios e arrastões nos seus bairros de origem e participar de pelo menos um dos festivais contemplados no edital:
47º Festival de Samba Duro Junino do Engenho Velho de Brotas – realizado no dia 24 de junho, às 18h
Festival Salvador, Samba Junino – acontece no Largo do Garcia, em 29 de junho, a partir das 15h.
Arrastão pelo Engenho Velho de Brotas
Um dos grupos participantes do edital é o Leva Eu, que fará uma homenagem a Maria Felipa durante o arrastão pelo Engenho Velho de Brotas, marcado para o dia 24 de junho. As pessoas se reúnem por volta das 14h, e saem juntos às 16h. A concentração é na Rua Maria Felipa e dá a volta em todo o bairro do Engenho Velho. Irailton Bonfim faz parte do Leva Eu e enfatiza a tradição mantida pelo grupo em mais de quatro décadas.
“Nós já fazemos o samba junino no Engenho Velho há 46 anos, sempre no dia de São João. Este já é o sexto ano em que fomos contemplados pelo edital”, diz.
Grupo Cultural Bicho da Cana
Já em Canabrava, também no dia 24 de junho, a festa é comandada pelo Grupo Cultural Bicho da Cana, que tem mais de 20 anos e está na quarta participação no edital. A representante do grupo, Regiane Santiago, dá mais detalhes:
“Nossa proposta é fazer dois ensaios abertos na rua, resgatando como era o samba junino de antigamente. Também chamamos grupos de outros bairros para o pessoal conhecer, porque tem gente que pensa que só existe samba junino em Canabrava”, explica.
Mais informações:
Agência de Notícias 2025 neste link.
A Tarde neste link.