Sede do Malê Debalê e Lagoa do Abaeté

A próxima edição do Salvador Capital Afro acontecerá no bairro de Itapuã, nos dias 23 e 24 de setembro. O evento  propõe uma série de atividades pedagógicas, culturais e interativas. A ação é totalmente gratuita e voltada para a família.

A abertura do evento, intitulado de ‘Salvador Capital Afro dos Ibejis’ – divindade que rege a alegria, pureza e inocência das crianças -, acontecerá na Sede do Malê Debalê, na sexta, a partir das 14h, através da palestra ‘Caminhos para uma educação antirracista e afrocentrada’. Farão parte da roda de conversa Bárbara Carine, criadora da Escolinha Maria Felipa – primeira escola afro-brasileira do país, Caroline Adesewa, idealizadora do projeto Afroinfância, Giovanna Castro, fundadora do projeto Mãe Preta Amarela, a primeira Comunidade Brasileira pela Humanização da Criança Preta, e as professoras Eliane Boa Morte e Cristina da Mata, da Secretaria Municipal de Educação.

Por meio de diálogos sobre as relações raciais no ensino de crianças e adolescentes e da aplicação da lei 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da educação básica a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, as convidadas discutirão sobre iniciativas antirracistas e afrocentradas que atuam em Salvador. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente na plataforma Sympla.

Ações recreativas para toda a família
Já no sábado, a programação oferecerá aos pequeninos experiências múltiplas, estimulando o lúdico, por meio de tendas distribuídas na Lagoa do Abaeté, com diversas atividades interativas e culturais, como: contação de histórias, pinturas, cinema com pipoca e oficina de turbantes e amarrações. Além disso, o evento ainda contará com apresentações musicais.

Pela manhã, um cortejo reunirá o Malezinho, grupo infantil do bloco afro Malê Debalê, a Banda Erê, do Ilê Aiyê, a banda da Escola Olodum e a Escola de Samba Unidos de Itapuã. À tarde, a partir das 14h, tem show da cantora Lu Santana e do Coletivo Rumpilezzinho, grupo formado por jovens músicos integrantes do laboratório musical criado pelo maestro Letieres Leite, que ainda contará com a participação especial da artista mirim Lilica Rocha. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Sobre o Salvador Capital Afro
É um movimento inovador, que pretende posicionar a cidade como referência do afro turismo, nacional e internacionalmente, por meio da valorização das manifestações culturais, do potencial criativo, da força das tradições, tecnologias ancestrais e incentivo ao Black Money, movimento que favorece negócios entre pessoas negras. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do PRODETUR Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.

Serviço

Salvador Capital Afro – Itapuã
Sede do Malê Debalê e Lagoa do Abaeté
Dias: 23 e 24 de setembro
Gratuito
Interessados devem se inscrever gratuitamente na plataforma Sympla


Preço
Gratuito

Local
Sede do Malê Debalê e Lagoa do Abaeté

Data e horário
De 23/09/2022 até 24/09/2022 - , Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab