Projeto Raízes que Povoam - Espetáculo Vovô + Workshop Produção Cultural

Publicado em 05.08.2025 às 19h 12 - atualizado em 05.08.2025 às 19h 12

Gratuitos
Teatro

Terreiro de Salvador é o primeiro a receber espetáculo “Vovô”, que traz reflexões sobre vínculos familiares e legado ancestral

Espetáculo começa temporada pelo Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã, em Paripe

No sábado (9), às 17h, Salvador será a primeira parada do projeto “Raízes que Povoam”, que traz de volta à cena “Vovô”, um espetáculo que conecta arte, tradição e ancestralidade, desta vez, em terreiros baianos de candomblé. A montagem vai circular, ao todo, por quatro cidades do estado ao longo do mês de agosto, começando pelo Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã, no bairro de Paripe. Com entrada gratuita, a sessão propõe uma imersão afetiva na figura do avô negro, símbolo de memória, afeto e resistência nas famílias pretas brasileiras. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Arte e Cultura da Bahia (IAC-BA) / Teatroescola.

No mesmo dia, das 14h às 16h, antes da exibição teatral, será realizado um workshop de introdução à produção cultural exclusivo para membros do terreiro interessados em atuar na valorização das expressões culturais de matriz africana, ministrado por Nell Araújo, fundador e gestor do IAC-BA e do Teatroescola, a primeira escola artística inclusiva do Nordeste, e gestor do Teatro Jorge Amado.

Para o Babalorixá Faroci (Andrei Amorim), líder espiritual do Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã, receber a estreia do projeto reforça a importância dos terreiros como espaços de criação, troca e resistência cultural.

“É uma forma de reafirmar que nossa religião não se resume ao toque do atabaque. Ela é arte, é cultura, é afeto, é respeito e é também uma maneira de compartilhar saberes com o mundo, mostrando a força da nossa existência e da nossa comunidade. É uma honra ser terreiro de acolhimento da primeira edição desse projeto, que temos certeza que ainda vai longe”, comenta o Babalorixá Faroci (Andrei Amorim), do Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã.

Palco de memórias vivas – O co-criador do projeto e ator da peça, Rafa Martins, destaca a importância de levar o espetáculo “Vovô” para os terreiros, pois dialogam diretamente com os temas centrais do enredo, como amor, cuidado, respeito, mas também tristeza e rancor. “Já fizemos temporadas online, por Salvador, pelo Rio de Janeiro, mas acho que um dos espaços mais importantes e simbólicos é, de fato, o terreiro, porque está carregado de outras coisas”, avalia.

Criado em abril de 2021, durante a pandemia, “Vovô” nasceu como uma criação pensada para o formato virtual, gravada dentro de casa com celulares. Em 2023, ganhou adaptação para o formato presencial, sob direção de Leno Sacramento, artista do Bando de Teatro Olodum. Com dramaturgia sensível e poética, a montagem é interpretada pelos atores soteropolitanos Pedro Zaki e Rafa Martins e agora assume uma nova perspectiva, com diferentes movimentos, expressões e novas sensações.

Sobre o Terreiro –

Localizado no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador, o Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã é um importante espaço de tradição e acolhimento da nação Ketu. Dedicado ao culto de Oxóssi, orixá da fartura, da caça e da renovação, o terreiro desenvolve ações voltadas à cidadania, à cultura e ao fortalecimento dos saberes tradicionais. Nesse contexto, receber o espetáculo “Vovô”, que presta homenagem à figura do avô como guardião de memórias e ensinamentos, se conecta diretamente com os princípios que regem o terreiro, onde a valorização das raízes culturais e o respeito pelos mais velhos são pilares de convivência e transmissão de conhecimento.

Entre as iniciativas realizadas pelo Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã em prol da comunidade, estão a distribuição regular de quentinhas para famílias em situação de vulnerabilidade, rodas de capoeira para crianças e a Festa dos Ibejis, celebrada anualmente com distribuição de brinquedos e fortalecimento dos laços afetivos. Ao acolher essas e outras ações voltadas ao cuidado e às relações humanas, o Ilê Asé Odé Faroerã se torna um território fértil para a encenação de “Vovô”, espetáculo que propõe reflexões sobre temas como masculinidade e vínculos intergeracionais.

SERVIÇO

Projeto Raízes que Povoam: Espetáculo Vovô + Workshop Produção Cultural

SALVADOR
Local: Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã
Endereço: Rua 7 de Setembro da Cocisa, 53 – Paripe, Salvador – BA, 40810-790
Data: 9 de agosto de 2025
Horário: Workshop: 14h às 16h | Espetáculo + Bate-papo: 17h às 18h10
Responsável: Bàbálòrìsá Faroci
Instagram: @andrei.amorim91 | @ile.ase.odefaroera

Local
Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã Endereço
Rua 7 de Setembro da Cocisa, 53 – Paripe, Salvador – BA, 40810-790

Acontecendo perto de você

Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização:

Sáb 07 de Mar
Baco Exu do Blues - Turnê HASOS
Baco Exu do Blues - Turnê HASOS
Concha Acústica

(Largo do Campo Grande)

Garanta seu ingresso
De 18 a 21 Dez
O que tá rolando em Salvador: de 19 a 21 de dezembro
O que tá rolando em Salvador: de 19 a 21 de dezembro
Endereços Variados - Consulte
Sex 19 de Dez
Turnê “O Novo Fim” - Irmãs de Pau
Qui 25 de Dez
Samba do Piramba - 2ª edição
Samba do Piramba - 2ª edição
Pirambeira Bar

(Rua Guillard Muniz, nº 629 - Pituba)

Garanta seu ingresso
De 27 a 28 Dez
Santo Seio - Mãeana, Bem Gil e mais
Santo Seio - Mãeana, Bem Gil e mais
Casa da Mãe

(Rua Guedes Cabral, 81 - Rio Vermelho)

Garanta seu ingresso
De 06 Jan a 08 Fev
Verão do Olodum - programação completa
Verão do Olodum - programação completa
Endereços Variados - Consulte
Sáb 18 de Abr
Ana Carolina apresenta turnê
Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas"
Concha Acústica

(Largo do Campo Grande)

Sáb 20 de Dez
Coletivo Nosso Kilombo apresenta Cortejo Levanta Povo – Celebrar para Insurgir
Coletivo Nosso Kilombo apresenta Cortejo Levanta Povo – Celebrar para Insurgir
Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição

(Itapuã)

Sex 19 de Dez
Deguste - House, Techno e Club
Deguste - House, Techno e Club
Discodelia Pub

(Rua do meio, 141 - Rio Vermelho)

Garanta seu ingresso
Sex 19 de Dez
Samba do Polly - Oh Polêmico
Samba do Polly - Oh Polêmico
BOMBAR

(Largo de Santana, 80 - Rio Vermelho)

Garanta seu ingresso
Sáb 27 de Dez
JAM no MAM - A última de 2025
JAM no MAM - A última de 2025
Praça Maestro Letieres Leite - MAM Bahia

(Solar do Unhão - Av. Lafayete Coutinho s/n)

Garanta seu ingresso