
Show ANCESTRANÇAS – Larissa Luz convida Luedji Luna, Majur, Mariene de Castro e Rachel Reis, com Abertura do Balé Folclórico e Banda Didá
(Perto do Mercado Modelo)
No Memorial 2 de Julho (M2J), além da exposição fixa, todo sábado, domingo e quarta-feira há programação especial. Veja o dia a dia deste equipamento cultural.
Dias 01 e 08/06
Vestindo os Caboclos
O Memorial 2 de Julho convida você a participar da oficina “Vestindo os Caboclos”, uma experiência criativa que une tradição, identidade e imaginação. Nesta ação, o público será convidado a pensar e criar novas propostas de trajes e adereços para o Caboclo e a Cabocla — figuras centrais do cortejo do 2 de Julho, que todos os anos ganham novas vestimentas temáticas. A partir de elementos simbólicos, culturais e históricos, cada participante poderá desenvolver seu próprio tema e dar forma a roupas que expressem os valores, as lutas e a beleza dessa celebração popular.
Dia 15
Fanfarra Do M2J
O som da liberdade vai ecoar no Memorial 2 de Julho com a Apresentação da Fanfarra M2J! Dando início às celebrações da festa cívica mais importante da Bahia, essa ação marca o começo dos preparativos da casa que guarda a memória da Independência. Com tambores, metais e muita energia, a fanfarra irá encher o espaço de ritmo e emoção, convocando a comunidade e os visitantes a entrarem no clima de luta, resistência e pertencimento que marcam essa data histórica. É hora de abrir os caminhos para o desfile e celebrar, em grande estilo, o espírito do 2 de Julho!
Dia 22
Oficina De Autorretrato
O Memorial 2 de Julho convida você para a oficina de autorretrato, uma vivência artística que propõe refletir sobre quem somos a partir dos traços que nos moldam como povo. Nesta atividade, os participantes serão guiados a observar sua própria imagem com atenção e sensibilidade, criando autorretratos inspirados nas matrizes formadoras do Brasil — indígena, africana e europeia — e nos ideais de liberdade e resistência que marcaram a luta pela Independência na Bahia.
Você do 02 de Julho
O 2 de Julho é mais do que uma celebração—é um momento de expressão e resistência! Durante o cortejo da Independência da Bahia, os cartazes carregam mensagens que ecoam vozes, lutas e esperanças. Que tal criar o seu próprio cartaz e deixar sua marca nessa tradição? Participe da nossa oficina e transforme suas ideias em arte! Venha com a gente e faça parte dessa história!
Dia 07/06
Oficina de Criação de Bandeiras
Nesta atividade, o público será convidado a confeccionar bandeiras simbólicas a partir de materiais recicláveis, unindo arte, sustentabilidade e cidadania. Inspiradas nos ideais de liberdade e resistência do 2 de Julho, as bandeiras serão expressão das lutas contemporâneas em defesa do meio ambiente, propondo reflexões sobre o cuidado com a natureza e o papel de cada um na construção de um futuro mais justo e verde. Uma atividade para transformar resíduos em mensagens de esperança e transformação.
Dia 14/06
Café coma Cabocla
O Memorial 2 de Julho convida a comunidade da Lapinha para um encontro especial: “Café com Cabocla”. Mais que uma roda de conversa, essa atividade é um espaço de escuta, afeto e troca de memórias sobre a festa do 2 de Julho — celebração profundamente enraizada no território e nas vivências de quem faz parte dele. Ao redor do café, vamos fortalecer os laços entre o Memorial e seus vizinhos, valorizando as histórias, experiências e olhares da comunidade sobre essa data que é símbolo de luta, identidade e pertencimento baiano.
Dia 21/06
Oficina De Autorretrato
O Memorial 2 de Julho convida você para a oficina de autorretrato, uma vivência artística que propõe refletir sobre quem somos a partir dos traços que nos moldam como povo. Nesta atividade, os participantes serão guiados a observar sua própria imagem com atenção e sensibilidade, criando autorretratos inspirados nas matrizes formadoras do Brasil — indígena, africana e europeia — e nos ideais de liberdade e resistência que marcaram a luta pela Independência na Bahia.
Venha desvendar o acervo do Memorial 2 de Julho em uma visita guiada especial com nossos mediadores! Durante o passeio, vamos revelar segredos e curiosidades sobre a Independência da Bahia, resgatando diferentes períodos da história e da cultura baiana que marcaram a luta por liberdade. Uma experiência para se emocionar, aprender e se conectar com as raízes do nosso povo.
Uma criança a cada 54 tem TEA (Transtorno do Espectro Autista). Mesmo assim, ainda é raro vermos pessoas autistas frequentando equipamentos culturais. Para melhorar cada vez mais a inclusão dessa parcela da população estamos dando continuidade ao programa “Visita Azul”, com horário de visitação gratuita adaptada para atender essa parcela da população.
Pessoas com autismo apresentam dificuldades de processamento sensorial. Por serem mais sensíveis à luz e sons, adaptaremos os ambientes dos Espaços para aumentar o conforto desses visitantes.
Memorial 2 de Julho
Largo da Lapinha, S/N – Liberdade, Salvador – BA, 40325-130
Horário: terça-feira a domingo, das 09h às 17h. Entrada até às 16h.
Mais informações neste link.
Visitação: é gratuito.
Não é necessário agendar visitas individuais.
ATENÇÃO:
Fiquem de olho que nesse mês de junho funcionaremos com horário especial! Fecharemos dia 22/06 e retornaremos no dia 10/07.
Não tem uma conta? Inscreva-se agora.