
190 anos da Revolta dos Malês
A exposição “Ecos Malês”, abriu as homenagens aos 190 anos da Revolta dos Malês em 2025, sendo a nova exposição na Casa das Histórias de Salvador. A mostra reúne arte contemporânea, cultura e a espiritualidade de um povo africano escravizado que lutou pela liberdade.
Com curadoria de João Guimarães e co-curadoria de Mirella Ferreira, a exibição apresenta recortes importantes sobre a Revolta dos Malês, que aconteceu aqui em Salvador entre 24 e 25 de janeiro de 1835.
Com o coletivo Arquiteturas da Revolta e 114 obras de 48 artistas, como Ventura Profana, Voltaire Fraga, Rose Aféfé, Helen Salomão e Jasi Pereira, “Ecos Malês” nos leva a refletir sobre movimentações históricas e atuais, protagonizadas por personalidades negras que lutaram e que lutam pela liberdade.
A exposição tem três pontos de interpretação: Ruas da Revolta, Inventar (Liberdade e Defesa) e Encontrar, que são diálogos políticos e espirituais que uniram 600 escravizados para lutar pelo fim da escravização na cidade, nos levando a refletir sobre os vestígios deixados pelos Malês através dos olhares artísticos e contemporâneos dos artistas da mostra.
Serviço:
Exposição “Ecos Malês”
Onde: Casa das Histórias de Salvador – Rua da Bélgica, 2. Comércio. Salvador, Bahia.
Quando: até 31 de Agosto de 2025.
Funcionamento: de terça a sábado: 09h às 17h | entrada até 16h. Domingos e feriados: 10h às 17h | entrada até 16h
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) neste link.
O ingresso dá acesso também à Galeria Mercado. Disponível online ou na bilheteria.
Gratuito às quartas-feiras
Mais informações neste link.
Instagram neste link.