Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”

Casa do Benin
Agenda

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Antonio Alves Souza (@neguinhodosambareggae)

Um dos nomes mais potentes da música afro-brasileira, mestre Neguinho do Samba será homenageado com a exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, que ficará na Casa do Benin, no Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador, até 5 de julho.

A exposição reúne registros fotográficos sensíveis e históricos, retratando desde momentos emblemáticos até cenas do cotidiano, que reforçam a influência do artista. A curadoria é assinada por Anderson do Samba, filho de Neguinho.

Nascido em 21 de junho de 1955, Neguinho do Samba foi o criador do samba-reggae, ritmo que ressignificou o território do centro histórico de Salvador e ecoou pelo mundo. O músico brasileiro se tornou símbolo de afirmação cultural e resistência. Foi integrante do grupo Olodum e um dos fundadores do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê. Neguinho morreu em 2009, aos 54 anos.

Pela primeira vez, a cidade soteropolitana presta homenagem ao músico no mês de seu nascimento, resgatando sua importância histórica como um patrimônio vivo afro-brasileiro. A mostra evidencia a trajetória artística de Neguinho, assim como sua a relevância social de sua criação, que atravessou fronteiras e se consolidou como símbolo de resistência negra.

Serviço:

Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
@neguinhodosambareggae
A mostra ficará em cartaz entre os dias 7 de junho e 5 de julho de 2025.
Casa do Benin – Espaço Tatassomba
R. Pe Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho, Salvador – BA, 40025-005
Funcionamento: Terça a sexta – 10h às 17h / Sábados – 09h às 16h
Instagram neste link.

Você também pode gostar