Espetáculo infantil – “Zumbindo”

Salvar nos favoritos

Sobre o evento

História negra on line

Espetáculo infantil – “Zumbindo”
Foto: Divulgação

Um elo ancestral entre o fim do século XVI e o ano de 2021 liga o fictício quilombo urbano do Ferreiro ao real Quilombo dos Palmares,  um dos berços da resistência negra e da cultura afrodiaspórica de Angola. A descoberta desta relação é uma das questões que o público vai ver se desenvolver através do enredo do musical infanto-juvenil Zumbindo, do Cooxia Coletivo Teatral, que estreia às 20h do dia 16 de julho e fica disponível virtualmente no canal do grupo no YouTube até 25 de julho, com acessibilidade em libras voltada a surdos e mudos. 

O musical traz elementos da cultura Iorubá e aspectos da tradição Bantu – nação predominante no quilombo alagoano – a partir da trajetória de Flor, uma menina negra, tal qual Dandara, que conhece Palmares através das histórias contadas por sua mãe. 

Através da ludicidade e do saber compartilhado, a protagonista da história transforma o guerreiro Zumbi no seu amigo imaginário. É com esta companhia que a garota compartilha momentos especiais em que dança, canta e inventa. Em Zumbindo, os personagens embarcam em uma mistura fantástica do contemporâneo com revisitações à cultura africana, conhecendo um pouco mais do legado de manifestações culturais e artísticas afro-diaspóricas no Brasil. 

“Histórias da tradição bantu foram importantes para a construção dramatúrgica, mas o que veremos em cena é o que Palmares se tornou, uma grande mistura de povos, etnias e troncos linguísticos”, descreve Guilherme Hunder, que assina a dramaturgia, ao lado de Denisson Palumbo.  

 

Espetáculo infantil – “Zumbindo”
Quando: a partir das 20h do dia 16 a 22 de julho
Onde: Canal do COOXIA  Coletivo Teatral no YouTube  
Quanto: Gratuito
Doações: através de QRCode e chave pix: coletivocooxia@gmail.com.


Preço
Gratuito

Local
Canal do COOXIA  Coletivo Teatral no YouTube  

Data e horário
De 10/07/2021 até 22/07/2021 - Dom, Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab

Experiências em Salvador