Espetáculo "Eduardo II"
Publicado em 20.10.2023 às 12h 04 - atualizado em 20.10.2023 às 12h 04
Direção João Sanches e Thiago Romero, Cia de Teatro da UFBA
Território e Corpo. A margem, para além dela, dissidências. As garras de um tigre negro queer para manter-se rei. Esse é o ponto de partida da nova montagem da Cia de Teatro da UFBA, “Eduardo II”, com temporada de estreia de 26 de outubro a 12 de novembro, no Teatro Martim Gonçalves, de quinta a domingo, às 19h, com entrada totalmente gratuita. A obra revisita fatos históricos para abordar uma série de questões contemporâneas como polarização política, autoritarismo, manipulação da opinião pública, LGBTfobia, misoginia, discriminação de classe e de raça.
A dramaturgia desta obra é um texto inédito de João Sanches – também docente da Escola de Teatro da UFBA, inspirado na obra de Christopher Marlowe, na adaptação de Bertolt Brecht e em fatos reais ocorridos na Inglaterra do século XIV e no Brasil atual. A encenação é assinada pelo multiartista Thiago Romero, em parceria com o dramaturgo e diretor João Sanches – artistas premiados que se juntam pela primeira vez, num projeto com mais de 25 pessoas, de maioria negra e LGBTQIAPN+, sendo 17 atuantes em cena.
O elenco conta com Diogo Teixeira, Manu Moraes e Hamilton Lima; com os professores da Escola de Teatro Cláudio Cajaíba e Mateus Schimith; com as artistas-mestrandas Fernanda Silva, Diego Alcântara e Saulo Ilogoni; além das estudantes da graduação Cícero Locija, Leandro França, Kalu Santana, Maria Pereira, João Victor Sobral, Adrían Araújo, Ubatã, Gabriel Fayndé e Lucas Arruda. A ficha técnica traz ainda os nomes de Luciano Bahia, na trilha sonora; Daniela Botero, na direção de movimento; e Bergson Nunes, na coordenação de produção.
Encruzilhada, ficção e realidade, a montagem trata de questões interseccionais que, além de estarem diretamente ligadas aos corpos e às subjetividades de todas as pessoas da equipe, colocam em evidência assuntos urgentes de interesse público, recorrentes nos debates atuais, e que reverberam nos estudos da cena contemporânea. A peça gira em torno da relação homoafetiva entre o rei Eduardo II e o plebeu Daniel Gaveston.
A intriga é desencadeada a partir da volta de Gaveston, que havia sido exilado pelo pai de Eduardo II. Contrariando os nobres e os religiosos, assim que é coroado, Eduardo II permite a volta do seu amado, lhe concedendo muitos títulos e bens. O que desperta o ódio e a reação das elites. A divisão interna do reino, causada pelas desigualdades e agravada pela crise econômica, somada a uma campanha difamatória motivada por homofobia, abre espaço para a guerra civil.
Serviço
Eduardo II” – direção João Sanches e Thiago Romero, Cia de Teatro da UFBA
Quando : 26 de outubro a 12 de novembro – de quinta a domingo, 19h
Onde :Teatro Martim Gonçalves (Canela)
Entrada : Gratuita, ingressos disponíveis na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/
Texto: João Sanches
Encenação: Thiago Romero e João Sanches
Elenco: Adrián Araújo, Cláudio Cajaíba, Cícero Locijá, Diego Alcântara, Diogo Teixeira, Fernanda Silva, Gabriel Faindé, Hamilton Lima, João Victor Sobral, Kalú Santana, Leandro França, Lucas Arruda, Manu Moraes, Maria Pereira, Mateus Schimith, Saulo Ilogoní e Ubatã Fernandes
Assistência de direção e de dramaturgia: Clara Romariz
Trilha sonora: Luciano Salvador Bahia (com colaboração de Thiago Romero)
Iluminação: Otávio Correia e João Sanches
Direção de movimento: Daniela Botero
Concepção cenográfica: João Sanches e Thiago Romero
Direção de arte (cenografia, figurino e maquiagem): Thiago Romero
Assistência em visualidades: Diega Pereira e Vinícius Varjão
Costureiras: Cleverton Santos, Marcia Cardoso e Saraí Reis
Coordenação de produção: Bergson Nunes
Assistência de produção: Silara Aguiar, Vinícius Varjão
Acontecendo perto de você
Confira outros eventos que estão acontecendo próximo a sua localização: