Atividades esportivas e culturais on-line

Salvar nos favoritos
08/04/2021
Data e horário Local

Sobre o evento

Prefeitura oferecerá atividades esportivas e culturais on-line

Praticar atividades físicas com apoio profissional ou ainda aprender a dançar um ritmo novo na sala de casa pareciam atividades utópicas para muita gente. Mas, com a pandemia, todos tiveram que se reinventar e a Diretoria de Esporte e Lazer, vinculada à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Semtel), percebeu a necessidade de oferecer atividades de forma remota para os soteropolitanos.

Petruska Araújo, da Coordenadoria de Equipamentos, vinculada à Diretoria de Esporte e Lazer, explicou que a diretoria deu início ao trabalho de promover atividades on-line para os soteropolitanos em 2019. Com a pandemia, houve uma expansão no catálogo de atividades englobando outras estruturas municipais. Este ano a oferta de conteúdos de maneira virtual está sendo ampliada para beneficiar ainda mais cidadãos.

Projeto digital do Centro de Artes e Esportes Unificados

O CEU de Artes, projeto digital do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Valéria, vai disponibilizar conteúdos em dois formatos. Um modelo será de conteúdos gravados e o outro no formato de live-aula, que vai ocorrer três vezes na semana. Serão disponibilizadas aulas de salsa, merengue, zumba, balé, capoeira e jiu jitsu. Os conteúdos estão sendo gravados e a expectativa é que comecem a ser disponibilizados na primeira semana de abril.

Antes da pandemia, o CEU beneficiava 1,2 mil pessoas com estas atividades. Com a oferta do catálogo de oficinas on-line, a probabilidade, conforme explicou o coordenador do CEU das Artes, Délio Lima, é que o número de impactados triplique. As atividades poderão ser conferidas no perfil @ceudasartessalvador e no canal da diretoria no YouTube, que está passando por reformulação.

Corpo e mente

Lima contou que as atividades vão contribuir para que os soteropolitanos possam enfrentar este momento de crise sanitária com maior resiliência. “Temos acompanhado que o nível de ansiedade das pessoas tem aumentado nesse período. Esporte não é apenas exercício físico, ele trabalha com a mente também. Com o distanciamento social, muitas pessoas que tinham uma vida ativa tiveram que interromper as práticas de repente e sentiram isso”, pontuou.

A diretora do Subúrbio 360, Celma Vitória, explicou que já vinha sendo publicado tanto no perfil @suburbio360 no Instagram quanto no canal no YouTube de mesmo nome, conteúdos de incentivo à prática esportiva e fomento cultural. Agora o trabalho tem sido intensificado para impactar não só as comunidades do entorno, mas todos os soteropolitanos.

“Quando lançamos a ideia, era deixar o portfólio disponível para quem quisesse praticar e pesquisar sobre os assuntos. É uma mão sem volta. A resposta do público, mesmo com as limitações (de acesso à internet e dispositivos móveis), tem sido muito positiva”, reforçou a gestora.

O calendário do Subúrbio 360 já está definido com atividades variadas durante toda a semana. O material que vai reforçar o catálogo de oficinas ofertadas pela unidade começará a ser disponibilizado nos próximos dias, sempre às 18h. As aulas de futsal e voleibol serão disponibilizadas às segundas-feiras, balé e teatro às terças, jiu-jitsu e capoeira às quartas, karatê e taekwondo às quintas, e zumba e dança urbana às sextas-feiras.

A diretora contou ainda que, antes da pandemia, aproximadamente 1,5 mil alunos realizavam estas atividades de forma presencial. Este público continuou sendo acompanhado de forma on-line pelo Subúrbio 360 e semanalmente tinham ainda encontros virtuais. Com a expansão dos conteúdos, o público beneficiado será crescente.


Preço
Gratuito

Local
No perfil @ceudasartessalvador e no canal da diretoria no YouTube

Data e horário
De 24/03/2021 até 30/04/2021 - Dom, Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab

Experiências em Salvador