ÀSE - Poéticas de Empoderamento

R. Carlos Gomes, 57 - Centro, Salvador - BA, 40060-330
Gratuito
Agenda

Exposição multimídia inédita apresenta imagens e acervos de seis blocos afro da Bahia; entrada é gratuita. A partir da trajetória e legado das entidades Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza do Reggae, Didá e Cortejo Afro, Àṣẹ – Poéticas de Empoderamento é uma exposição multimídia em homenagem a todos os afoxés e blocos afro da Bahia, sua musicalidade, plástica, expressão e resistência cultural e uma mostra da sua atuação política, artística e pedagógica em suas comunidades.

A mostra traz à tona a luta por afirmação, conhecimento, autoestima, aceitação e valorização das origens afro-brasileiras através das ferramentas poéticas utilizadas por blocos afro e afoxés. A visitação será aberta ao público do dias 01 de novembro até dia 30 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h.

Com curadoria das próprias entidades, organização de Alessandro Vital e Mariana Vaz, da Hasta La Luna, e produção executiva de Claudia Lima, da Janela do Mundo, a exposição traz religião, música, dança, poesia, indumentárias e comportamento através de vídeos, documentos, objetos e fotografias, num acervo que inclui imagens de Mário Cravo Neto, Pierre Verger, Marcel Gautherot e do Zumvi – Arquivo Fotógrafico, idealizado pelo fotógrafo baiano Lázaro Roberto, que registra o movimento negro soteropolitano desde os anos 1980.

Exposição

A mostra é dividida em quatro partes: ORIGENS, que traz o Candomblé como arcabouço cultural de onde surgem essas entidades, para além de questões estéticas e musicais, como espaço de vivência coletiva; Dança, onde revela o corpo como um espaço de memória e veículo de expressão de autoconhecimento; Estética, que traz beleza e comportamento como ferramentas no processo de construção de identidades e subjetividades; Música, enquanto saber ancestral e veículo de informação, que conta a história do povo negro.

Depoimentos de especialistas como Jaime Sodré, Makota Valdina, Gabi Guedes, Letieres Leite, Luciano Gomes, Zebrinha, Vânia Oliveira, Alberto Pitta e Negra Jhô, entre vários outros, ajudam a entender essas ferramentas poéticas.

A mostra traz também a história de cada instituição contada através de documentos, objetos, vídeos e fotografias. Além de acervos próprios desses grupos culturais, a exposição conta com imagens de nomes como Pierre Verger, Mário Cravo Neto, Marcel Gautherot e do Zumvi – Arquivo Fotógrafico, idealizado pelo fotógrafo baiano Lázaro Roberto, que possui mais de 30 mil fotografias do movimento negro soteropolitano registradas desde os anos 1980.

Serviço

ÀSE – Poéticas de Empoderamento
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57 – Centro)
Visitação: de 2º de novembro a 30 de dezembro de 2018
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: (71) 3421-4200