Ela nasceu no Dia Internacional da Mulher e desde então não parou de fazer história. Neusa Borges, atriz e cantora, símbolo de talento, resistência e brasilidade, é a grande homenageada da 8ª edição do Festival Lugar de Mulher é no Cinema, que acontece de 23 a 27 de julho, em Salvador. Uma celebração à sua trajetória de 68 anos de arte viva, pulsante e necessária nos palcos e nas telas do Brasil.
Neusa Borges é mais que uma atriz. É símbolo de luta, emoção e permanência. Negra, múltipla, atemporal. Sua homenagem no festival não é apenas um tributo, mas uma reverência ao que ela representa para a cultura brasileira.
Além de Neusa Borges, o Festival também entrega o Prêmio Sol Moraes, voltado a realizadoras em início de trajetória, e que nesta edição homenageia Rastricinha Dorneles, jovem diretora que vem se destacando por sua arte inventiva e comprometida com a transformação social.
Toda a programação é gratuita e distribuída entre três espaços culturais da capital baiana: o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Espaço Boca de Brasa Centro e o Boca de Brasa 360, no Subúrbio.
Sobre Neusa Borges
Natural de Florianópolis (SC), Neusa começou sua carreira como cantora, nos anos 1950, em São Paulo. Estreou na televisão em 1968, com a novela Beto Rockfeller, revolucionária na teledramaturgia brasileira, e logo depois brilhou nos palcos com o musical Hair. De lá pra cá, sua presença se tornou constante e inesquecível para o público: de Escrava Isaura (1976) a mais de 100 personagens em novelas, filmes, minisséries, peças e especiais. Em 2023, foi consagrada no Festival de Cinema de Gramado como Melhor Atriz Coadjuvante por Mussum, O Filmis, reafirmando sua força e relevância no audiovisual brasileiro.
Sobre o Festival
O 8º Festival Lugar de Mulher é no Cinema reforça seu papel como espaço de afirmação, visibilidade e diversidade no audiovisual. Voltado a obras realizadas por mulheres cis e trans e pessoas não binárias, o evento terá sessões presenciais e online, mostras competitivas (Luas, Raízes e Matinê), oficinas, rodas de conversa, uma masterclass e duas homenagens potentes.
Realizado pelas produtoras Salamandra Produções, Olho de Vidro e Favelacult Produções, o Festival conta com apoio do Edital Gregórios Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos / Prefeitura de Salvador, da PNAB / Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Serviço:
8º Festival Lugar de Mulher é no Cinema
Data: de 23 a 27 de julho
Espaços: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Espaço Boca de Brasa Centro e o Boca de Brasa 360, no Subúrbio.
Toda a programação é gratuita.
Instagram oficial neste link.
Mais informações neste link.