Banner - Zumví Arquivo Afro Fotográfico
DESTAQUES

Zumví Arquivo Afro Fotográfico

Na Ladeira do Carmo, nº 28, no Santo Antônio Além do Carmo, um casarão abriga o Zumví Arquivo Afro Fotográfico. A iniciativa é de três fotógrafos negros (Lázaro Roberto, Ademar Marques e Raimundo Monteiro), que, em 1990, criaram um projeto de memória e documentação da população negra em diversos aspectos que conta com acervo de cerca de 30 mil negativos.

“O nome ‘Zumví’ é uma palavra criada a partir de ‘zum’, da lente, e ‘vi’, do olho. É a capacidade da lente zum de buscar a realidade que está longe para perto”, assim consta na descrição no site do projeto. O espaço, no Centro Histórico de Salvador, também abriga exposições, venda de fotografias e atividades de capacitação e discussões sobre arte, fotografia e memória. Todo o material, ao longo da trajetória do Zumví, foi sendo abrigado em um imóvel no bairro da Fazenda Grande do Retiro e, após 2020, começou a ser acondicionado e armazenado de forma adequada.

O comprometimento com o registro das atividades culturais e políticas afro-brasileiras levou ao acervo, que preserva a memória do povo negro baiano sobre diversos temas, a partir de 1978, com registros históricos, como, entre outros, estética negra, blocos afros e afoxés, a Feira de São Joaquim, quilombos, como a Ilha de Maré, vinda de Nelson Mandela ao Brasil. A motivação também era dar visibilidade aos fotógrafos, que pautavam seu trabalho nas mobilizações e temas com foco na valorização da identidade cultural negra, além de compartilhar experiências entre os profissionais nesse universo.

Serviço:

Zumvi Arquivo Fotográfico
Endereço: Ladeira do Carmo, 28 – Santo Antônio
Instagram: @zumviarquivofotografico
Site: www.zumvi.com.br
Contato: contato@zumvi.com.br
Para saber mais neste link.