Banner - Terreiro Tumba Junsara
DESTAQUES

Terreiro Tumba Junsara

Um dos mais antigos de tradição Angola no Brasil

Fundado em 1919 pelos irmãos Manoel Ciriaco de Jesus e Manoel Rodrigues do Nascimento, o Terreiro Tumba Junsara está entre os mais antigos de tradição Angola no Brasil. A sua primeira sede foi construída no município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia, depois foi transferida para a capital baiana, para a Ladeira da Vila América, no Engenho Velho de Brotas, em 1938.

Nesse mesmo endereço até hoje e com mais de 100 anos de existência, o Tumba Junsara representa o legado da ancestralidade das religiões de matriz africana e a referência no que diz respeito à preservação da cultura afro-brasileira. Com esse histórico centenário, foi em 2018 que o Tumba Junsara foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tornou-se Patrimônio Cultural Brasileiro.

Em 1999 é criada a Associação Beneficente de Manutenção e Defesa do Terreiro Tumba Junsara (Abentumba), que funciona em prol da preservação do terreiro. Para levar esse legado adiante e para dentro da sociedade, o Tumba Junsara, entre outras ações, realiza seminários e oficinas voltadas à difusão da história e dos saberes tradicionais da cultura bantu Congo-Angola, principalmente para jovens da rede pública de ensino do seu entorno.

Serviço:

Terreiro Tumba Junsara
Endereço: Ladeira da Vila América, Vila Colombina, 30 – Engenho Velho de Brotas
Instagram: @terreirotumbajunsara
E-mail: tumbajunssara@gmail.com
Telefone: (71) 3261-0357
YouTube: www.youtube.com/@terreirotumbajunsara-ofici4019
Facebook: www.facebook.com/terreirotumbajunsara