Banner - Terreiro Pilão de Prata – Ilê Odô Ogê
DESTAQUES

Terreiro Pilão de Prata – Ilê Odô Ogê

O terreiro tem a missão também de preservar o culto a Oxum e a Xangô

No Alto do Caxundé, no bairro da Boca do Rio, está o Terreiro Pilão de Prata – ou Ilê Odô Ogê –, uma casa religiosa fundada em 1961 pelo sacerdote Air José Bámgbósé e regida por Oxaguiã. Seu nome, inclusive, foi escolhido em homenagem a um dos elementos-símbolo do orixá.

O Pilão de Prata representa a quarta geração da linhagem religiosa do babalaô Bámgbósé Obitiko. Trisavô de pai Air José, ele foi um sacerdote de Xangô, que desembarcou no Brasil no final dos anos 1830 e tornou-se uma das figuras mais proeminentes do candomblé ketu no país. Sua bisneta, a ialorixá Caetana Américo Sowzer, consagrada a Oxum, do Ilê Axé Lajuomim, iniciou a jornada espiritual do pai Air José aos 6 anos de idade, por isso sua relação forte com Oxum. Por conta desse legado, o terreiro tem a missão também de preservar o culto a Oxum e a Xangô. A família Bamboxê, além da Bahia, está presente no Rio de Janeiro, Lagos, na Nigéria, e Londres, na Inglaterra.

Entre as honrarias recebidas pela casa está a Medalha Zumbi dos Palmares, entregue a Pai Air José em 2011, como reconhecimento aos serviços prestados por ele na defesa da cultura afro-brasileira. Ocupando um terreno de cerca de 12 mil metros quadrados e um espaço marcado pela presença de esculturas e painéis dedicados ao culto aos orixás, o terreiro também foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) em 2004.

Serviço

Terreiro Pilão de Prata
Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 298 – Boca do Rio
Instagram: @pilaodeprataoficial
Site: www.pilaodeprata.com.br
Telefone: (71) 3341-9055
Facebook: facebook.com/terreiropilaodeprata/