Terreiro Ilê Asipá
Sociedade Religiosa e Cultural Ilê Axipá
Do culto dos eguns, o Ilê Asipá é um terreiro localizado no bairro de Piatã. Ele foi fundado em 1980 por Deoscóredes Maximiliano dos Santos (1917-2013) ou Mestre Didi, como era mais conhecido. Artista plástico, intelectual e escritor, o líder religioso do Ilê Asipá morreu em 2013, aos 95 anos, mas deixou um grande legado para a valorização e preservação da cultura de matriz africana.
O terreiro foi construído em área cercada por rio e matagal na região da Avenida Orlando Gomes. Depois de várias tentativas com políticos e intermediadores, Mestre Didi conseguiu que a prefeitura doasse o terreno e assinasse um documento de permissão para uso. Inicialmente, o acesso ao terreiro se fazia cruzando o rio Jaguaribe por uma ponte feita de forma improvisada com troncos e tábuas, mas, depois, parte das obras foi erguida com ajuda da própria comunidade em mutirão.
Em 2017, 37 anos após a fundação, o Ilê Asipá foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). No mesmo dia, o viaduto em frente ao terreiro foi batizado com o nome de Mestre Didi, em homenagem às contribuições do líder religioso para a cultura afro-brasileira. Além do culto aos eguns, o terreiro desenvolve ações socioculturais, como oficinas de música, para a comunidade e até mesmo para aqueles que não são praticantes do candomblé.
Serviço
Terreiro Ilê Asipá
Endereço: Rua da Gratidão, 8 – Piatã
Instagram: @ileaxipa
Facebook: facebook.com/pages/ileasipa
Telefone: (71) 3337-3584