Banner - Terreiro do Gantois
DESTAQUES

Terreiro do Gantois

Tradicional e centenário candomblé da Bahia

O Ilé Iyá Omi Àse Iyamasé, conhecido popularmente como Gantois, foi fundado em 1849 pela africana Maria Júlia da Conceição Nazareth. Talvez seja o único no Brasil que preserva em sua direção uma descendente direta das africanas fundadoras do primeiro candomblé de origem iorubana, seguindo a tradição matriarcal. Tradicional e centenário candomblé da Bahia, é oriundo do Ilé Asé Airá Intilè (Candomblé da Barroquinha).

O Terreiro do Gantois é um elemento de preservação e perpetuação da memória e tradição cultural da Bahia e do Brasil. Por isso, foi considerado Área de Proteção Cultural e Paisagística pela Prefeitura Municipal de Salvador e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Etnográfico do Brasil. A atual Iyalorixá é Mãe Carmen de Oxaguian, filha mais nova de Mãe Menininha, conhecida como a maior mãe de santo do Brasil.

No Gantois, as construções têm usos religiosos e sociais. Há o espaço dos festejos no barracão, os assentamentos das divindades etc. E a natureza é parte fundamental dessa estrutura e expressão do sagrado, além dos compartimentos domésticos e da área externa que engloba o entorno. O “Memorial Mãe Menininha do Gantois” foi criado em 1992 e reúne mais de 500 peças referentes à história, objetos rituais e pessoais de uma das maiores lideranças da religiosidade de matriz africana na Bahia.

Serviço

Terreiro do Gantois – Ilé Iyá Omi Àse Iyamasé 
Endereço: Rua Mãe Menininha do Gantois, 23 – Federação
Instagram: @terreirodogantois
Site: www.terreirodogantois.com.br
E-mail: contato@terreirodogantois.com.br
Telefone: (71) 3331-9231