Banner - Terreiro de Candomblé do Bate-Folha
DESTAQUES

Terreiro de Candomblé do Bate-Folha

A casa religiosa dedicada ao inquice Bamburucema

O Terreiro Bate-Folha Manso Banduquenqué está relacionado ao trabalho feito dentro do espaço sagrado com a flora cultivada na mata sagrada (manhonga). Cerca de 70% de seu terreno é ocupado por uma enorme área remanescente da mata atlântica. O templo não é só um espaço de assistência espiritual e resistência da cultura de matriz africana, é também um lugar de valorização e preservação da natureza.

São 14,8 hectares de propriedade no bairro da Mata Escura, que fazem dele o maior terreiro de Salvador, em termos de território espacial. Em 2003, a casa religiosa dedicada ao inquice Bamburucema foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e destacada como Território Cultural Brasileiro pela Fundação Palmares. Em 1993, a Sociedade Beneficente Santa Bárbara, representação civil do terreiro, obteve o reconhecimento de utilidade pública pela Câmara Municipal de Salvador.

Entre os terreiros no Brasil, o Bate-Folha é um dos mais antigos Congo-Angola de origem Bantu. Os ritos, línguas e práticas típicas dessa linhagem são mantidos por sua comunidade desde 1916, quando a casa foi fundada por Manoel Bernardino da Paixão. Conhecido como Tata Ampumandezu, ele era considerado internacionalmente como uma referência na liturgia do candomblé Congo-Angola, tradição que cultua os inquices.

Serviço

Terreiro de Candomblé do Bate-Folha – Manso Banduquenqué
Endereço: Primeira Avenida Dionísio Brito Santana, s/n – Mata Escura
Site: www.terreirobatefolha.com.br
E-mail: terreirobatefolha@gmail.com
Telefone: (71) 3231-7626