DESTAQUES

Roda de Samba de Mulheres de Itapuã

Mulheres que se uniram para transformar as adversidades e violências de gênero em motivo para crescer: foi assim que nasceu a Roda de Samba de Mulheres de Itapuã. Com meia década de vivências, o grupo é formado por musicistas, instrumentistas e ritmistas que viram na união e coletividade a chance de driblar o machismo.

Liderança do grupo e regente da Escola de Samba Filhos da Feira de São Joaquim, Amanda Quadros procurou outras mulheres sambistas para trocar experiências e fortalecer o poder feminino em meio à indústria musical. Hoje, além do lazer como instrumento sociocultural, a iniciativa tem um cunho político forte de denúncia e reflexão sobre a presença feminina no samba.

O grupo também preza e trabalha para promover a visibilidade das mulheres, especialmente as negras. A partir destas ferramentas, a Roda de Samba de Mulheres de Itapuã se tornou um espaço de fortalecimento, inspiração, empoderamento e também de encanto. Agora, a principal função é seguir com a resistência ao machismo e ao patriarcado dentro do samba da Bahia, homenageando mestras do gênero, que contribuem para a potencialização da cultura negra e da arte popular em Salvador.

Serviço

Roda de Samba de Mulheres de Itapuã
Endereço: Segunda Travessa Xangô, nº 4 – Itapuã
E-mail: rodadesambademulheres@gmail.com
Instagram: @rodadesambademulheresitapua