Banner - Projeto Axé
DESTAQUES

Projeto Axé

A crença no potencial de crianças e adolescentes em situação de rua foi a motivação para a criação da organização não governamental Projeto Axé no ano de 1990. A iniciativa, que nasceu com o nome Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente, acolhe, em média, 1,5 mil beneficiários por ano e tem como meta o desenvolvimento e evolução do público-alvo. E, após três décadas de existência, o trabalho tem dado resultado, pois 85% dos acolhidos não voltaram a viver nas ruas.

Para o fundador, o advogado e educador italiano Cesare de Florio La Rocca (1937-2021), e a equipe de educadores, professores e coordenadores, o lema “A melhor educação para os que mais precisam” norteia as ações da entidade. Com atividades na área da educação, cidadania, arte-educação e defesa de direitos, a instituição realiza ações que visam estimular os jovens assistidos a partir do empoderamento, do acesso ao conhecimento de direitos e capacitação profissional. O processo educativo deve promover a compreensão do mundo, a integração social e, portanto, a emancipação dos assistidos.

O Projeto Axé conta com três unidades na capital baiana, onde são oferecidas 18 atividades lúdicas, artísticas e culturais, como aulas de capoeira, dança, música e moda. Para atrair os integrantes, os educadores utilizam uma pedagogia criativa que consiste em três etapas: a Paquera pedagógica (primeiro contato com meninos e meninas), o Namoro pedagógico (diálogo estabelecido entre o educador e o educando) e o Aconchego pedagógico (quando o jovem já participa das ações e projeta uma vida fora da situação de rua em que se encontrava).

Serviço:

Projeto Axé
Endereço: Rua das Laranjeiras, 9 – Centro Histórico
Instagram: @projetoaxe
Site: www.projetoaxe.org/brasil
Telefone: (71) 3242-5912
Facebook: Projeto Axé
YouTube: Projeto Axé Brasil