Banner - Ilê Maroiá Láji – Alaketu
DESTAQUES

Ilê Maroiá Láji – Alaketu

De tradição nagô, o Ilê Maroiá Láji, conhecido popularmente como Alaketu, é considerado um dos mais antigos e tradicionais centros religiosos de culto ao candomblé no Brasil. Localizado na Rua Luiz Anselmo, no bairro de Matatu, o terreiro foi fundado por Maria do Rosário Francisca Régis, a princesa africana Otampê Ojarô.

Descendente da Família Real do reino de Ketu, ela foi vendida, ainda criança, como escrava no Brasil. Anos depois, conseguiu conquistar sua liberdade, casou-se com Babá Láji, na África, e, junto com ele, retornou à Bahia para fundar o terreiro, que tem cerca de 1.500 metros quadrados, onde funcionava uma roça da família Régis. Desde então, a tradição do Alaketu se fortaleceu e instituiu que a sucessão da liderança fosse passada dentro das gerações femininas de Maria do Rosário. Nesse contexto, uma das sacerdotisas mais importantes da história do terreiro foi Olga Francisca Régis, Olga de Alaketu (1925-2005), a quarta ialorixá a ocupar o trono e que liderou o terreiro por 57 anos.

Em 2004, um ano antes de sua morte, a ialorixá liderou o processo de tombamento do terreiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que ocorreu em 2005 em reconhecimento à posição de destaque na tradição da religião afro-brasileira.

Serviço

Ilê Maroiá Láji – Alaketu
Endereço: Rua Luiz Anselmo, 67 – Matatu
Facebook: Ilê Maroialaji – Alaketu
Telefone: (71) 3381-6298
E-mail: t_alaketu@yahoo.com.br