Banner - Ile Aşé Kalè Bokùn
DESTAQUES

Ile Aşé Kalè Bokùn

Terreiro de Nação Ijesá consagrado aos Orisás Logun-Ede e Osun

Fundado em 1933 pelo babalorixá Severiano Santana Porto, filho de Logunedé, o Ile Aşé Kalè Bokùn é o primeiro terreiro de Nação Ijexá tombado no Brasil. Consagrado pelos orixás Logunedé e Osun, ele foi tombado primeiro como Patrimônio Material Estadual, pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) em julho de 2006. Em março de 2019, o terreiro foi tombado pela segunda vez como Patrimônio Cultural Municipal, pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O terreiro mudou de sede uma vez, mas sempre permaneceu no bairro de Plataforma, no subúrbio ferroviário de Salvador: primeiro, na região do Bate Estaca e, depois, na Rua Antônio Balbino, onde está até hoje. A mudança, após a compra do novo imóvel, que foi feita pelo babalorixá Severiano, só foi possível graças à ajuda dos filhos de santo da casa.

Como principal representante da nação na capital baiana, é referência na preservação e manutenção do legado histórico, religioso, cultural e social. Com mais de 80 filhos, entre adoxus, equedes, ogãs, e abiãs, o Ile Aşé Kalè Bokùn sempre lutou por direitos, respeito e preservação ancestral das religiões de matriz africana. O terreiro, por exemplo, é presença garantida na Caminhada do Povo de Santo do Subúrbio de Salvador, evento anual que reforça o pedido coletivo de respeito às religiões que nasceram na África.

Serviço:

Ile Aşé Kalè Bokùn
Endereço: Rua Antônio Balbino – Plataforma
Instagram: @ileasekalebokun
Telefone: (71) 3234-2118
YouTube: www.youtube.com/@ileasekalebokun2693
Facebook: www.facebook.com/ileasebalebokun