Banner - Ilê Aché Ibá Ogum
DESTAQUES

Ilê Aché Ibá Ogum

Mais de 130 anos de resistência

O terreiro Ilê Aché Ibá Ogum foi fundado no final do século XIX (1890), em Salvador, na Avenida Vasco da Gama, na localidade Vale da Muriçoca. Os mais de 130 anos de resistência expandiram e consolidaram as tradições da nação Ketu para os religiosos que já passaram pelos rituais no templo. O terreiro tem Ogum como orixá regente.

O Ilê Aché Ibá Ogum foi tombado em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac). O local sagrado foi liderado por muitos anos pelo babalorixá Luís Alves de Assis, conhecido como Luís da Muriçoca, que trabalhou para divulgar o candomblé de forma positiva, tornando o espaço uma das principais casas da Nação Ketu em Salvador, influenciando diversos cantores do candomblé até os dias atuais.

O terreiro Ilê Aché Ibá Ogum é uma das instituições que têm como princípio a valorização do candomblé, religião brasileira de matriz africana, como um caminho fundamental para tornar perenes as práticas ancestrais e diaspóricas do povo de axé. As tradições são mantidas por meio de um legado cultural aprendido e repassado de pessoa para pessoa através de saberes praticados dentro do templo e também na vida externa.

Serviço

Ilê Aché Ibá Ogum
Endereço: Rua Sérgio de Carvalho, nº 39-E – Vasco da Gama
Contato: (71) 3332-3937