Banner - Igreja de São Lázaro e São Roque
DESTAQUES

Igreja de São Lázaro e São Roque

Templo também associado com o culto às divindades relacionadas à cura e doenças, como Obaluaê, Azoany, Kavungo e Omolu

A Igreja de São Lázaro e São Roque é do século XVIII e uma das mais antigas de Salvador. Considerada um dos mais importantes templos da cidade, ela é um marco histórico da arquitetura colonial brasileira, que está profundamente relacionada à história médica e religiosa da capital baiana, pois, originalmente, o seu terreno servia de espaço para receber enfermos escravizados trazidos da Costa da África. São Lázaro é celebrado em janeiro e São Roque, em agosto.

Em 1734, Jorge Fernandes da Rocha e sua esposa Francisca Xavier se tornaram os donos da capela, que seguiu recebendo e acolhendo enfermos. O lazareto foi construído pela Câmara da Cidade do Salvador em 1755 e só em 1787 foi transferido para a Quinta do Tanque, onde se transformou no Hospital Público de São Cristóvão dos Lázaros, que funcionou por 160 anos.

Além de ser ponto de peregrinação para devotos da religião católica, o templo também é frequentado por praticantes das religiões de matrizes africanas por conta da associação com o culto às divindades relacionadas à cura e doenças, como Obaluaê, Azoany, Kavungo e Omolu. O dia de fluxo mais intenso também guarda essa relação, pois a segunda-feira é o dia dedicado a essas divindades do panteão africano. O mesmo acontece com o banho de pipoca como forma de proteção e purificação.

Serviço:

Igreja de São Lázaro e São Roque
Endereço: Ladeira do Xaponã – Federação
E-mail: santuariosaolazaroesaoroque@gmail.com
Telefone: (71) 3247-4972