Banner - Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió
DESTAQUES

Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió

Objetivo de promover a inclusão social, a elevação da autoestima e a formação de cidadania de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade

Filho e neto de capoeiristas, Jaime Martins dos Santos (Mestre Curió), 86 anos, teve o primeiro contato com o esporte ainda na infância e iniciou as atividades na Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos (Ecaig) na década de 1960, no município baiano de Alagoinhas, instituição cujo registro jurídico só ocorreu em 7 de janeiro de 1982, com a missão de preservar e propagar os valores, a história, a metodologia, os ensinamentos e o legado da tradição angola de sua maior referência, Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha), que foi o último mestre de Curió.

Na capital baiana, a escola já funcionou nos bairros de São Caetano (Baixa do Dique), no Clube da Guarda Civil, na Baixa dos Sapateiros, e na Associação dos Artesãos, no Pelourinho. Atualmente funciona em duas sedes: Pelourinho (Rua Gregório de Mattos) e Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira).

Pelo mundo, a escola tem representantes em países como México, Suíça, Argentina, Iraque, Alemanha, Bélgica, Equador, Japão e Estados Unidos. Ao longo dos seus 78 anos de prática da atividade, Mestre Curió (que herdou o nome de batismo na capoeira do avô Pedro Virício) mantém o objetivo de promover a inclusão social, a elevação da autoestima e a formação de cidadania de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Serviço:

Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió
Endereços: Rua Gregório de Mattos, nº 9, 2º andar – Pelourinho / Forte da Capoeira de Santo Antônio Além do Carmo – Terreiro de Mandinga, sala 5
Instagram: @mestrecurioangola
E-mail: mestrecurio@yahoo.com.br
Telefone: (71) 3323-0081 | 98154-2585
Facebook: Mestre Curió – ECAIG Bahia