Banner - Casa de Ògún – Okutá de Ògún
DESTAQUES

Casa de Ògún – Okutá de Ògún

Patrimônio histórico de Salvador

Único espaço religioso de culto a Ogum no Brasil, o templo Okutá de Ògún mantém o respeito à originalidade dos ritos de África ao orixá guerreiro, em caminhos de diáspora. O terreiro é tradicional e foi fundado no bairro do Candeal, onde resiste há mais de dois séculos. Hoje, o Okutá de Ògún é um patrimônio histórico de Salvador e tornou-se o terceiro terreiro tombado na capital baiana, em 2022.

Esse tombamento do templo religioso foi feito a pedido da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia, que reconhece a importância da Casa de Ogum na garantia da manutenção e salvaguarda das religiões de matriz africana, por meio de seus cultos. A existência do Okutá de Ògún é parte importante no papel de manutenção do candomblé em Salvador.

A tradição de Okutá de Ògún é mantida desde que a sacerdotisa nigeriana batizada no Brasil como Josepha fez a compra do terreno e começou a casa ao lado de um negro liberto, batizado de Antônio, natural da Costa do Marfim. Agora, sob a liderança da ialorixá centenária Dona Didi, a Casa de Ogum tem forte influência na formação religiosa e coletiva do Candeal.

Serviço

Casa de Ògún – Okutá de Ògún
Endereço: Praça Alcebíades Damasceno, nº 131 – Candeal