Bloco Cortejo Afro
Dança, música e artes visuais em um mesmo espetáculo
A cada verão, uma batida com ritmos africanos mesclados às batidas eletrônicas e ao pop toma conta das noites de segunda-feira no Pelourinho. São os ensaios do Cortejo Afro, que recebe a cada edição artistas de expressão local e nacional, que se apresentam junto com o grupo percussivo. Os shows são uma preparação para os desfiles do bloco durante o Carnaval e refletem a energia única do que acontece na avenida nos dias da folia momesca.
O Cortejo Afro nasceu em 2 de julho de 1998, idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que desenvolve trabalhos ligados à estética e à cultura africana há mais de 40 anos, sob a liderança espiritual da ialorixá do Ilê Axé Oyá, Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha. A entidade realiza, desde então, atividades sociais junto à comunidade do bairro de Pirajá, como seminários, exposições, capacitação profissional, feiras e intercâmbios culturais.
O bloco é conhecido pela elegância, com estampas marcantes. Alberto Pitta é um dos pioneiros na criação do que hoje se conhece como estampas afro-baianas, utilizando-se de símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração. A Banda Cortejo Afro, com seus percussionistas, mestres e cantores, une dança, música e artes visuais em um mesmo espetáculo.
Serviço:
Bloco Cortejo Afro
Endereço: Rua Santa Isabel, 10 – Pelourinho
Instagram: @cortejoafro
Site: www.cortejoafro.com.br
Telefone: 71 9960-5012
E-mail: contato@cortejoafro.com.br