Banner - Bloco Afro Olodum
DESTAQUES

Bloco Afro Olodum

Um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo

Por onde toquem os tambores do Olodum, pulsa o coração da Bahia, com a vibração positiva de uma história marcada por musicalidade e cidadania. A Banda Olodum revolucionou a linguagem da música brasileira e do Carnaval baiano por meio da criação do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Conquistou sucesso e aceitação popular e também da crítica.

Nascido no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, em 25 de abril de 1979, o bloco afro é um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo. Considerado o movimento musical que foi o divisor de águas da música baiana nos anos 1980, o Olodum perpassa gerações. As letras de suas músicas são um registro histórico de importantes momentos da Bahia e do Brasil. A partir de um olhar diferenciado, cria e recria formas de contar histórias dos países do continente africano e de seus descendentes, com uma perspectiva diferente da hegemonia dominante.

O trabalho da entidade não se limita à beleza das evoluções ou das performances percussivas. A sua sede, a Casa do Olodum, é um espaço que visa combater a discriminação social e racial, estimular a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, disseminar a cultura e assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas na Bahia e no Brasil. O Festival de Música e Artes Olodum, o Femadum, criado em 1980, contempla diferentes linguagens artísticas: a música no geral, a literatura, as artes plásticas e o audiovisual.

Serviço:

Bloco Afro Olodum
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 22 – Pelourinho
Instagram: @olodum_oficial
Canal do YouTube : OLODUMOFICIAL