Banner - Bloco Afro Muzenza
DESTAQUES

Bloco Afro Muzenza

O “Bloco do Reggae”

Nos mesmos mês e ano da morte da sua maior referência, o Bloco Afro Muzenza – também conhecido como o “Bloco do Reggae” ou “Muzenza do Reggae” – nasceu em tributo ao músico jamaicano e divulgador da cultura rastafári pelo mundo Bob Marley (1945-1981), em 5 de maio de 1981, no bairro da Liberdade, com inspiração nas mensagens libertárias que invadiram o Brasil ao longo da década. Seu nome, de origem Bantu, é o termo utilizado para designar os iniciados no candomblé de nação Angola.

A batida da sua percussão imponente, com base no samba-reggae, tem identidade. É a assinatura identificada por qualquer amante do gênero musical que estreou no Carnaval de Salvador pela agremiação. A ala de dança, outro ponto forte, prende a atenção de quem espera o bloco passar e teve a fama construída e consolidada sob o comando do bailarino e coreógrafo Augusto Omolú (1963-2013).

A partir de 1983, a questão da valorização da mulher negra entra em pauta com a criação do concurso para a negra Muzembela, rainha do bloco, que atualmente conduz a apresentação no Carnaval com o rei Muzembelo. No primeiro desfile, o Muzenza levou quatro mil foliões para as ruas com letras de conscientização social e luta pela igualdade entre os povos. Conhecido também pelo trabalho comunitário e social e pela luta pelo empoderamento negro, promove oficinais de dança, percussão e confecção de instrumentos.

Serviço:

Bloco Afro Muzenza
Endereço: Rua das Laranjeiras, 22 – Pelourinho
Instagram: @muzenzadoreggae
Facebook: Bloco Afro Muzenza do Reggae

YouTube: @BMuzenza
Telefone: (71) 99173-3126