Banner - Bloco Afro MAngangá Capoeira
DESTAQUES

Bloco Afro MAngangá Capoeira

Luta, dança e música

Com a proposta de levar para a avenida a diversidade dos ritmos afro-brasileiros e incluir a manifestação cultural afro-brasileira que mescla elementos de luta, dança e música na programação da folia baiana, o Bloco Afro Mangangá Capoeira foi fundado no ano de 2001 pelo cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria. Difundir a música da capoeira como instrumento de contribuição e construção cultural dentro e fora das rodas é a sua missão.

Como entidade cultural, integra-se à Associação Sociocultural e de Capoeira Mangangá, que tem representações em sete países (Moçambique, Itália, França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Noruega), com a proposta de incentivar a prática da capoeira como instrumento de inclusão social, fortalecimento da cultura e educação para a cidadania, resgate do orgulho e de afirmação identitária.

O primeiro bloco de capoeira do mundo apresenta nos desfiles pelos circuitos do Carnaval de Salvador manifestações culturais de matriz africana e divulga a prática como instrumento sociocultural, educacional, turístico e de preservação do meio ambiente. O desfile é resultado do trabalho de profissionais, como costureiras, e de jovens que passam por oficinas de adereços, além da equipe contratada, que inclui músicos, dançarinos, motoristas, eletricistas, serviços-gerais, cordeiros e segurança, envolvendo 600 pessoas em média.

Serviço:

Bloco Afro MAngangá Capoeira
Endereço: Rua Prof. Soeiro, 18 e 58 – Pau Miúdo
Instagram: @blocodacapoeiraoficial
Facebook: Bloco da Capoeira
Youtube: @BLOCODACAPOEIRAMANGANGA
Telefone: (71) 99185-8789