Banner - Bloco Afro Malê Debalê
DESTAQUES

Bloco Afro Malê Debalê

O maior balé afro de rua do mundo

Fundado em 23 de março de 1979 por moradores de Itapuã, Garcia e Tororó, com sede localizada no bairro de Itapuã, o bloco afro Malê Debalê nasceu em homenagem aos Hauçás que participaram da Revolta dos Malês, levante de negros muçulmanos ocorrida em 1835 em Salvador.

A entidade está inserida em várias manifestações tradicionais do bairro. É considerado o maior balé afro de rua do mundo após publicação em uma edição do The New York Times no ano de 1996, por levar dançarinos e dançarinas divididos em alas temáticas para o desfile nos circuitos do Carnaval de Salvador. Com foco na valorização cultural e preocupação com a continuidade, o bloco também tem a versão infantil (Malezinho), para ensinar às crianças a importância de fortalecimento da identidade e perpetuar o legado com raízes na herança cultural negra.

São aulas de percussão, dança e canto, além do embasamento teórico sobre cultura afro e cidadania que fazem todas sonharem com título de Negra e Negro Malê, que são eleitos em concurso para o reinado do ano em curso, além de guiar seus súditos pelo desfile na folia baiana. O Malê já desenvolveu diversos projetos sociais, em escolas públicas e cursos profissionalizantes e, atualmente, a sede do bloco, na região do Abaeté, também abriga a Escola Municipal Malê Debalê, onde mais de 400 crianças são matriculadas e cursam as séries iniciais.

Serviço:

Bloco Afro Malê Debalê
Endereço: Alto do Abaeté, s/n – Itapuã
Instagram: @maledebaleoficial
Facebook: Bloco Afro Malê Debalê
YouTube: @maledebale6982
Telefone: (71) 3285-1771