Banner - Bloco Afro Ilê Aiyê
DESTAQUES

Bloco Afro Ilê Aiyê

Primeiro bloco afro do Brasil

Todo sábado de Carnaval, um cortejo real de negros e negras toma conta das ruas do bairro da Liberdade, saindo do Curuzu. Seus associados dançam embalados pelo som de tambores e com músicas que enaltecem a beleza, a luta, a resistência e a cultura afro. Assim acontece desde 1974, ano de fundação do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil.

Naquela época, em meio ao regime militar, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, Apolônio de Jesus (1952-1992), Dete Lima e outros moradores do entorno da ladeira do Curuzu montaram um bloco formado só por negros, inspirados nas lutas por direitos civis nos Estados Unidos, pelas guerras de libertação contra o colonialismo na África e pelos movimentos norte-americanos do Black Power e dos Panteras Negras.

A ialorixá Mãe Hilda (1923-2009), mãe de Vovô, tem grande importância na história do bloco. Foi em seu terreiro, no Ilê Axé Jitolu, que o bloco foi criado e onde os ritos espirituais que norteiam a agremiação são feitos, como o ritual do sábado de Carnaval, na entrada do templo. A preparação é para abençoar o desfile guiado pela Deusa do Ébano, Rainha do Ilê, que é escolhida no concurso na Noite da Beleza Negra e representa o Ilê durante um ano. A entidade também tem forte compromisso com a questão racial e promove projetos de educação, oficinas de arte e cultura e programas de desenvolvimento comunitário.

Serviço:

Bloco Afro Ilê Aiyê
Endereço: Senzala do Barro Preto – Associação Cultural Ilê Aiyê, Rua Direta do Curuzu, 228 – Curuzu
Instagram: @blocoileaiye
Site: www.ileaiye.org.br
Spotify ileaiye.
YouTube: @blocoileaiye