DESTAQUES

Associação Cultural Camugerê Capoeira

Samba de roda, o maculelê e a puxada de rede

Proporcionar atividade fundamentada em elementos identitários com foco na cultura popular e tradição foi a motivação para a criação do Centro de Ensino Camugerê Capoeira (CECC), no bairro de Itapuã, em 15 de março de 2002, que atende crianças, jovens e adultos. A partir dessa proposta, atividades com manifestações como o samba de roda, o maculelê e a puxada de rede integram a grade de ações realizadas pelo grupo, que conta com representantes em países como Espanha, Bélgica, Suíça e Austrália.

O destaque das iniciativas desenvolvidas é o projeto Ginga Menino, que nasceu junto com o CECC e é voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em comunidades de baixa renda. Além de localidades da região metropolitana de Salvador, a ação abrange o município de Arapiraca, no estado de Alagoas.

Durante sua trajetória, o projeto idealizado e conduzido por Hamilton Tosta dos Santos (Mestre Tosta) já atendeu mais de duas mil crianças, ministrando atividades em escolas da rede pública, e suas famílias, oferecendo capacitação em oficinas profissionalizantes, possibilitando a inserção no mercado de trabalho. Cada faixa etária é abordada com uma metodologia específica, com acesso gratuito ao material utilizado nas oficinas.

Serviço:

Associação Cultural Camugerê Capoeira
Endereço: Rua das Acácias, 42 A – Alto do Coqueirinho
Instagram: @camugerecapoeira
Facebook: Camugerê Capoeira
Telefone: (71) 98725-1013