Banner - Ajeum da Diáspora – Menção Honrosa
DESTAQUES

Ajeum da Diáspora – Menção Honrosa

Um projeto gastronômico e cultural

Na língua Yorubá, a palavra Ajeum significa “comer juntos” em português. É por meio dela que vem a escolha do nome do projeto de etnogastronomia Ajeum da Diáspora, que desde o seu surgimento, em 2013, transporta o conceito de uma cozinha de resistência, através do sabor das raízes africanas, para o paladar dos baianos. Localizado na rua Amparo do Tororó, no bairro do Tororó, o restaurante tem o propósito de resgatar e explorar, em uma variedade de pratos, a cultura alimentar de comunidades negras.

Ao valorizar a culinária afro-brasileira, o estabelecimento promove a inclusão dessas culturas no mercado gastronômico, tornando-se um espaço de identidade e afirmação da tradição africana. Todo esse conceito foi instituído pela chef baiana Angélica Moreira, fundadora do projeto, que faleceu no ano de 2022. Em vida, ela se dedicou a manter esse legado e proporcionar uma gastronomia caseira e, ao mesmo tempo, refinada. Além disso, Angélica lançou o livro “Memórias da Cozinha Ancestral”, no qual ela compartilha a história da sua cozinha afetiva.

O cardápio do Ajeum da Diáspora oferece uma diversidade de iguarias de base africana. A ideia do restaurante é dialogar com ingredientes provenientes da diáspora, como camarão, quiabo, aipim, gengibre, inhame e cebola, com estética elaborada dos pratos, mas sem deixar de valorizar a culinária afro-brasileira. Fechado desde o falecimento de Angélica, o Ajeum da Diáspora voltará a funcionar em 2024.

Serviço

Ajeum da Diáspora
Endereço: Rua Amparo do Tororó, n° 157 – Tororó
Instagram: @ajeumdadiaspora
Facebook: facebook.com/ajeumdiaspora/
Telefone: (71) 99160-8933