Banner - Afoxé Filhos de Gandhy
DESTAQUES

Afoxé Filhos de Gandhy

O maior afoxé da folia baiana

No Carnaval, qualquer trio que estiver passando desliga o som quando o maior afoxé da folia baiana, o Filhos de Gandhy, desponta fazendo o desfile do “tapete branco”. Constituído exclusivamente por homens, seus integrantes vestem lençol branco, alpercata, meia, os famosos colares azuis e brancos (simbolizando os orixás Oxalá e Ogum) e o turbante, feito na cabeça do associado por um(a) artesão(ã), usando uma toalha. Sem contar a alfazema, que perfuma todo o trajeto por onde o cortejo passa.

A agremiação, fundada por estivadores do Porto de Salvador em fevereiro de 1949, foi inspirada nos princípios de não violência e paz do ativista indiano Mahatma Gandhi e tem também como característica todo repertório com o ritmo africano ijexá, de origem nigeriana, e cânticos em iorubá. Com raízes profundas na religiosidade de matriz africana, as saídas só acontecem após obrigações religiosas, como o padê para Exu, feito no Largo do Pelourinho, para abrir os caminhos e pedir proteção, além do milho branco, que é dispensado ao longo do circuito.

A sede da agremiação funciona o ano inteiro, onde ficam a administração e a quadra de ensaios, que abriga atividades com a comunidade. Além do Carnaval, o Filhos de Gandhy tem um calendário religioso, participando de festas como a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, a Festa de Santa Luzia, a Festa de Santa Bárbara, entre outras.

Serviço:

Afoxé Filhos de Gandhy
Endereço: Rua Maciel de Baixo, 53 – Pelourinho
Instagram: @gandhyoficial
Facebook: @filhosdegandhyoficial