Instituto Rumpilezz
Criado pelo maestro, arranjador e educador Letieres Leite (1959-2021), o Instituto Rumpilezz é composto pela Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, pelo Coletivo Rumpilezzinho, Letieres Leite Quinteto e o programa socioeducativo Rumpilezzinho – laboratório de ensino musical para jovens. A instituição foi fundada, em 2018, para reunir e representar as sementes que ele desenvolveu ao longo da sua trajetória, para manter sua arte viva e colocar a música afro-brasileira e instrumental em lugar de destaque. Para o maestro, toda música brasileira é, antes de tudo, afro-brasileira.
A orquestra de percussão e sopros é reconhecida pela identificação dos ritmos afro-baianos. A denominação é mais uma prova dessa relação, pois é junção dos nomes dos atabaques usados em ritos do candomblé (rum, rumpi e lé) e as últimas letras da palavra jazz, que também é base da sua construção rítmica. A partir dessa estrutura, Letieres criou e desenvolveu o método Universo Percussivo Baiano (UPB) para traduzir a sonoridade oriunda das religiões de matrizes africanas que têm a oralidade como forma de transmissão a partir do respeito aos seus conceitos e normas, sem esquecer seu viés educacional.
O músico tinha mais de quatro décadas de carreira, trabalhou com diversos artistas da MPB e ainda é responsável pela existência da Academia de Música da Bahia (Ambah), a escola que nasceu em 2002 com foco em sistematizar a musicalidade afro-baiana, além da metodologia de ensino, em mais uma iniciativa que reforça o comprometimento com a tradição de matriz africana.
Serviço:
Instituto Rumpilezz
Endereço: Rua Santa Isabel, 6 – Pelourinho
Instagram: @rumpilezz
Facebook: Instituto Rumpilezz
Youtube: @rumpilezz
Site: www.rumpilezzinho.com.br