Roteiro etílico: bares no Centro Histórico de Salvador onde a cachaça é protagonista

Roteiros
Banner - Roteiro etílico: bares no Centro Histórico de Salvador onde a cachaça é protagonista
Cuco Bistrô Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Um Brinde à Tradição Brasileira em Salvador

Mais do que um simples destilado, a cachaça é símbolo da identidade brasileira, um elo com a nossa história e um convite à celebração da nossa cultura. No dia 13 de setembro, o Brasil comemora o Dia Nacional da Cachaça, data que homenageia um dos destilados mais antigos e emblemáticos do país.

Prepare-se para um roteiro pelos bares mais tradicionais do Centro Histórico de Salvador, onde a cachaça é a grande estrela e a cultura baiana se revela em cada gole. E o melhor: dá para fazer tudo andando. Bora!

Caxixi Bar e Restaurante

Restaurante Caxixi Centro Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira .

A primeira dica fica no coração do Dois de Julho: o Caxixi Bar e Restaurante, um verdadeiro ícone da culinária baiana. Famoso pelo seu Malassado — um prato de carne suculenta —, o Caxixi também é um excelente ponto para apreciar uma boa cachaça. Sentar-se no balcão é uma experiência à parte, que permite mergulhar na atmosfera soteropolitana e observar o movimento. Saiba mais neste link.

Serviço:

@restaurantecaxixi
Localizado na Rua do Cabeça, 123 – Dois de Julho
Funciona de segunda a sexta, das 07h às 21h, e aos sábados, das 07h às 18h. Não abre aos domingos.

Bar Recanto do Gino

Nossa próxima parada é no Comércio. O Recanto do Gino fica próximo ao Elevador Lacerda, de frente para a Praça Maria Felipa (antiga Visconde de Cayru). Com 50 anos de história, o bar é decorado com garrafas que chegam até o teto, reunindo cachaças de todas as regiões do Brasil — das mais antigas às mais recentes, das mais simples às adornadas com pedras coloridas, espelhos e búzios.

Tradicional em Salvador, o Recanto do Gino, localizado na Rua da Conceição da Praia, é ponto de encontro para quem aprecia festas populares, como o dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia. Celebrada em 8 de dezembro, essa devoção está profundamente ligada à história da cidade, com a igreja sendo um dos marcos religiosos de Salvador e também parte de outras celebrações tradicionais, como a do Senhor do Bonfim.

Serviço:

R. da Conceição da Praia, 2 – Comércio, Salvador – BA, 40015-540
Funciona todos os dias, das 10h às 21h

Palácio dos Gatos

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pedro Nunes® (@pedronunesfotografia)

O Palácio dos Gatos, provavelmente o boteco mais raiz de Salvador, é uma ótima pedida para quem deseja conhecer um estabelecimento histórico na região do Comércio. O bar é conhecido pelas cachaças artesanais e pela diversidade de bebidas alcoólicas oferecidas. São mais de 50 tipos de cachaças com infusão, dispostas em garrafas enfileiradas nas prateleiras. Nos rótulos, também artesanais, destacam-se misturas de ervas, folhas, raízes, frutas e cascas de madeira.

O drinque CGC — mistura de cravo, gengibre e canela — é o mais famoso, também apelidado de Levanta Qualquer Defunto. Outras infusões incluem combinações de casca de lima com jatobá, anis-estrelado e capim-santana. Para completar, o cheiro etílico se mistura ao aroma de torresmo e outros quitutes preparados na pequena cozinha do casarão.

Na ativa desde a década de 1940, o Palácio dos Gatos está localizado na Rua Conselheiro Dantas, mais conhecida como Beco dos Cornos, e tem na decoração um chapéu com chifre pendurado na parede. O espaço foi criado por Maria Lourdes, que chegou a cuidar de mais de 50 gatos — daí o nome do bar. No início dos anos 2000, Cid (Cídine Souza) comprou o espaço do antigo proprietário, Seu Nelson, e desde então mantém vivas as características originais do lugar.

Serviço:

@palaciodosgatos_
R. Conselheiro Saraiva,148 – Comércio, Salvador-BA
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h

Cuco Bistrô

Cuco Bistrô Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No Pelourinho, a gente te convida a conhecer o Cuco Bistrô. Lá, a coisa é fina: até cachaça com ouro tem. Especializado em culinária regional e dono de uma carta de cachaças premiadas, o restaurante reúne uma das seleções mais completas de Salvador. Entre os rótulos, estão cachaças do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. E pode acreditar: tem até cachaça com flocos de ouro, como a Middas, de Santa Catarina. Saiba Mais neste link.

Serviço:
@cucobistro
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 6 – Pelourinho, Salvador – BA, 40020-280
Telefone: (71) 3321.8722
Aceita Reservas. Bom para eventos.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 23h. Domingo das 11h às 17h.

O Cravinho do Carlinhos

Não poderia faltar nesta lista uma sugestão de bar para tomar o clássico cravinho, bebida inserida no contexto da baianidade contemporânea, ligada ao Pelourinho, ao Olodum e à valorização da negritude, consolidada a partir da década de 1980. Esse gosto ganhou força nas comemorações da Terça-feira da Benção, mas a tradição de consumir infusões já está documentada por historiadores, pelo menos desde o século XIX. O cravinho resgata práticas ancestrais de infusão de ervas, frutas e plantas, unindo saberes da ancestralidade negra e indígena.

Enquanto alguns cravinhos já vêm prontos, no bar O Cravinho do Carlinhos o limão e o mel são acrescentados somente após a bebida ser tirada do barril. O bar oferece nove opções de infusão. Entre as madeiras utilizadas, as que “dão o gosto bom na bebida em si” são o carvalho e a umburana. Carlinhos trabalhou com a família de Julival Santos Reis, dono de outro bar famoso, O Cravinho, localizado no Largo do Terreiro de Jesus.

Nascido e criado no Pelourinho, Carlos Alberto Conceição do Nascimento, mais conhecido como Carlinhos, foi o primeiro presidente do Olodum, na época da fundação do bloco afro em 1979. Ele aprendeu a receita das infusões “de pai para filho” e abriu seu próprio bar após o início do Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Salvador, em 1992.

Serviço:

R. Maciel de Cima, 18 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40026-250
Funcionamento: de terça a domingo, das 14h às 00h.

Café e Cana

Café e Cana – Restaurante e Bar. Foto Visit Salvador Bahia.

Um dos grandes atrativos do Café e Cana são os drinques especiais e inusitados. A casa é famosa por suas cachaças infusionadas e coquetéis criativos. Entre as sugestões, destaca-se o Cabra da Peste, uma criação que celebra a brasilidade com cachaça de caju, pimenta, limão e espuma de caju. Além dos coquetéis, o bar oferece uma ampla seleção de cachaças e tábuas de degustação para quem deseja explorar diferentes sabores, como as baianas Cristal e Amburana. Saiba mais neste link.

Serviço:

@cafeecana
R. do Carmo, 25 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, Bahia, Brasil 40301-380
Funcionamento: Domingo, segunda, quarta e quinta, das 12h às 22h.S exta e sábado, das 12h às 23h.
Esses são os horários de fechamento da cozinha. A casa fecha 1h depois. Terça-feira casa fechada.