Varanda Quabales - Jam, open mic e muita arte a céu aberto

Cidade da Música
Banner - Varanda Quabales – Jam, open mic e muita arte a céu aberto
Quabales, no Nordesde de Amaralina. Foto: Amanda Oliveira

Gratuito: um encontro mensal de ritmos, talentos e criatividade no Nordeste de Amaralina

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quabales Banda (@quabalesbanda)

A Quabales Banda deu início, em maio de 2025, ao projeto Varanda Quabales, com shows gratuitos realizados em frente ao Centro Cultural Quabales, no Nordeste de Amaralina. Inspirado no conceito de block party — comum em Nova York, onde moradores organizam festas de rua abertas à comunidade —, o Varanda Quabales busca oferecer ao público uma série de manifestações artísticas, levando a diversidade da produção cultural baiana para o bairro.

A proposta nasceu da experiência dos idealizadores, Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello. À frente do projeto, o multi-instrumentista baiano e a produtora dividem-se entre Salvador e Nova York e trouxeram para cá a ideia de um evento que une música instrumental de ritmos diversos aos trabalhos autorais de artistas baianos.

Com edições mensais, o Varanda Quabales, promovido pelo Favellê Music, terá em sua programação as Jam Sessions, que reúnem músicos da Banda Quabales e outros instrumentistas da cena de jazz, promovendo um rico intercâmbio musical. Além disso, a cada jam haverá momentos de open mic, quando os microfones ficam abertos para apresentações espontâneas de músicos, cantores e MCs.

Um palco aberto para a diversidade cultural baiana

“O Varanda Quabales não é só mais um evento. É a alma pulsante da arte em Amaralina, é original, é a nossa cara estampada. Uma jam session ao vivo, intimista e vibrante. É onde nascem conexões, colaborações e memórias.” (manifesto nas redes sociais)

Antes do show principal da banda Quabales, a Varanda é o espaço onde tudo começa, com um line-up recheado de artistas locais que merecem ser ouvidos, como Sista Kátia, a cantora Gabriela Lima, o Samba Gringa (projeto especial de artistas independentes que interpretam clássicos da música estrangeira e brasileira em ritmo de samba) e As Pretas (Dcadsia & Liyah) — duas cantoras do Nordeste de Amaralina que apresentam seu repertório autoral. Além do palco estar sempre aberto para rima, dança, poesia e música instrumental.

Na quarta edição do projeto, realizada em agosto de 2025, o Varanda Quabales homenageou Preta Gil, madrinha da iniciativa. Durante o evento, foi inaugurada uma placa em sua homenagem no espaço. Madrinha também do Instituto Quabales, Preta teve papel fundamental na divulgação do projeto idealizado pelo multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos e pela produtora cultural Fernanda Mello, que há anos vêm formando músicos e profissionais das artes oriundos das periferias de Salvador.

“Essa homenagem é também uma forma de agradecer porque Preta sempre acreditou no Quabales, o projeto social e a banda, tanto que ela e Daniela, amigas de longa data, cantaram juntas pela primeira vez com uma música do Quabales, com a banda. Preta sempre abraçou esses projetos e essa homenagem vai além de só tocar as músicas dela. É um agradecimento mesmo, fazer a favela saber o quanto ela estava em nossa vida”, conta Marivaldo dos Santos.

A homenagem contou com uma Jam Session, já tradicional no Varanda Quabales, que, nesta edição, foi formada exclusivamente por musicistas mulheres. A iniciativa recebeu o nome de Quabelas, marcando a força do movimento da música instrumental feminina.

Serviço:

Varanda Quabales
Instagram: @quabalesbanda
Local: Rua Aurelino Silva, 385, Nordeste de Amaralina
Data: edições mensais
Horário: entre 17h e 22h
Grátis