Mulheres Negras são homenageadas em programação de julho. Veja agenda!

Diferentes espaços da Fundação Gregório de Mattos (FGM)
Agenda

Uma programação intensa será realizada neste mês de julho, em homenagem às mulheres negras, como forma de marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A agenda acontece em diferentes espaços da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e inclui palestras, oficinas, cursos, festivais e espetáculos. Mais informações no portal da FGM neste link.

Confira as atividades programadas:

Espaço Cultural Boca de Brasa Centro

Nas sextas-feiras de julho, a partir das 13h30, acontecem de forma gratuita aulas de dança afro para jovens, mulheres negras e pessoas LGBTQIAPN+. O curso tem como propósito potencializar a autoestima e desenvolver a identidade racial e as habilidades corporais a partir da dança afro-brasileira.

Teatro Gregório de Mattos

No sábado (12), às 19h, o espaço será palco do espetáculo “Entre Laços Nagô”, que tem como essência a dança afro-brasileira com protagonismo de mulheres negras.

no dia 16 (quarta), às 15h, será realizada a oficina ‘Arte do Orí’, com a proposta de promover um conhecimento expansivo sobre a arte de saber trançar/arte na cabeça voltada para jovens residentes nas comunidades de Itapagipe, Liberdade e Valéria.

O equipamento cultural também recebe, de 18 a 22 de julho, o “Festival ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras”, que vai fomentar e fortalecer os lugares de fala e de escuta para artistas negras a partir da centralidade em suas histórias.

Entre os dias 25 e 27 de julho (sexta a domingo), o Teatro será palco do Festival Infanto Juvenil de Artes Integradas para Infâncias Negras, um circuito interativo de multilinguagens que tem o objetivo de pensar e praticar as artes a partir do tema “Infâncias Negras Baianas.” O festival também acontece no Subúrbio 360, no Museu Afro-Brasileiro (Mafro) e na Federação. Confira os dias e locais:

24/07: 9h30 – Subúrbio 360; 17h30 – MAFRO

25/07: A partir das 9h – Teatro Gregório de Mattos

26/07: A partir das 9h – Comunidade da Federação; a partir das 14h – Teatro Gregório de Mattos

27/07: A partir das 9h – Teatro Gregório de Mattos

Café Teatro Nilda Spencer

A pergunta “Quem cuida de quem cuida?” será o tema da palestra que acontece no dia 16 de julho, às 10h. O objetivo é promover uma reflexão profunda sobre o cansaço da mulher negra e o direito ao descanso.

Assim como o Teatro Gregório de Mattos, o Café-Teatro também sedia o “Festival ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras”, entre os dias 21 e 27 de julho.

Espaço Cultural da Barroquinha

O Espaço Cultural da Barroquinha recebe no dia 18, às 9h, o Seminário da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), além disso terá uma exposição de empreendedorismo feminino negro.

Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

A Fundação Gregório de Mattos também ultrapassa os limites físicos dos espaços culturais e chega ao Ilê Axé Opô Afonjá no dia 24 de julho (quinta), às 15h, com mais uma edição do projeto “Patrimônio é…”. Desta vez, será realizada uma roda de conversa com o tema “Mãe Stella de Oxóssi – Meu Tempo é Agora”, para debater os 100 anos de Mãe Stella e a força das mulheres do Afonjá.