Novembro Salvador Capital Afro 2025

Blog
Banner - Novembro Salvador Capital Afro 2025

Programação celebra cultura negra com moda, música e arte durante o mês de novembro

Cidade de Salvador vai receber mais de 50 atividades gratuitas, entre shows, desfiles, oficinas, mostras, festivais e encontros artísticos que promovem o afroturismo, a economia criativa e o empreendedorismo negro. A Prefeitura lançou em 13 de outubro a programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025, que reunirá também exposições,  rodas de conversa, intervenções urbanas, entre outras linguagens artísticas, durante 40 dias. Consolidado como um dos principais movimentos de valorização da cultura afro-brasileira no país, o calendário terá início já no próximo dia 26 de outubro e vai até 6 de dezembro.

Entre os destaques da programação está o show de Léo Santana, no Dia da Consciência Negra, às 15h, na Praça Maria Felipa, no Comércio. O 20 de novembro, data simbólica de reflexão sobre a Consciência Negra, se transformou em mais de um mês de celebração na capital baiana, com forte expressão cultural e foco na valorização da ancestralidade, das tradições e da negritude. O projeto tem como objetivo promover o empoderamento da população negra, que representa mais de 83% dos soteropolitanos.

Em 2025, o evento aposta na descentralização das atividades, levando arte e cultura a várias regiões da cidade — do Centro Histórico aos bairros do Candeal, Cajazeiras, Ilha de Maré, Itapuã, Nordeste de Amaralina, entre outros —, alcançando comunidades tradicionais e periféricas.

O Salvador Capital Afro celebra a força do povo e da ancestralidade, ampliando o acesso às políticas culturais e estimulando a economia criativa. A cidade será tomada pela energia afro, com eventos próprios e apoio a iniciativas como o Afropunk, reunindo artistas, produtores e empreendedores que transformam a arte em ferramenta de mudança.

Mais que um calendário cultural, o movimento reflete um compromisso permanente com a justiça racial, promovendo o enfrentamento ao racismo, a inclusão e o reconhecimento da potência do povo negro de Salvador.

Confira a programação completa abaixo:

01/11 (sábado)

Afro Fashion Day
O Afro Fashion Day é um evento que celebra a moda e a cultura afro-brasileira, valorizando a identidade, a ancestralidade e o protagonismo da população negra na passarela e na indústria fashion.

A ação promove a representatividade, dá visibilidade a estilistas e modelos negros, e é um espaço de empoderamento e resistência, com peças que carregam a força e a beleza da cultura preta.

Local: Terreiro de Jesus

Abertura da Exposição Floresta de Infinitos
A Floresta de Infinitos foi uma instalação artística imersiva criada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana para a 35ª Bienal de São Paulo, inaugurada em 6 de setembro de 2023.

A obra, que combina elementos sonoros e visuais, convida o público a explorar as conexões entre a espiritualidade, a ancestralidade e a vastidão do universo, especialmente a cultura afro-brasileira e indígena.

Local: Casa das Histórias de Salvador

Oficina de Jazz Funk
A cada mês, os participantes têm contato com uma linguagem distinta — Dança Moderna, Street Jazz, Jazz Funk e Danças de Matrizes Africanas — combinando prática e teoria. O processo culmina em mostras artísticas abertas ao público, fortalecendo o diálogo entre artistas, comunidade e público em geral.

Datas: 1°, 08, 15, 22, 29 de novembro
Horário: 8h às 12h
Local: Boca de Brasa Subúrbio 360°

Cineclube Boca de Brasa
O Cinema Clube Bocas de Brasa é uma ação cultural que tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual, promover debates críticos e estimular a formação de público para o cinema em diferentes territórios da cidade.

O projeto leva exibições de filmes aos espaços dos Bocas de Brasa, seguidas de rodas de conversa mediadas por realizadores, críticos, artistas locais ou educadores.

Datas: 1°, 15 e 29 de novembro
Local: Boca de Brasa Cajazeiras

03/11 (segunda-feira)

Simpósio Internacional sobre Justiça Climática e Adaptação de Periferias
O evento busca reunir líderes e a comunidade para discutir o impacto das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis e a necessidade de políticas de justiça climática e racismo ambiental.

Local: Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

2° Encontro Global de Artivismo

O 2° Encontro Global de Artivismo é um evento que reunirá mais de 800 artistas, líderes de movimentos sociais e culturais de cerca de 60 países para promover a interação, a troca e a criação coletiva com foco na arte como ferramenta de transformação social, especialmente em pautas como a justiça climática, a solidariedade e a construção de futuros mais ousados.

O encontro busca fortalecer o movimento do “artivismo”, que une arte e ativismo para amplificar e sensibilizar a sociedade para causas sociais e políticas.

Datas: 3 a 5 de novembro
Local: Centro Histórico (do Campo Grande ao Pelourinho)

04/11 (terça-feira)

Aulas de Passarela com Carlos Cruz
As aulas de passarela fazem parte do projeto social e educacional Periferia do Futuro, criado pelo modelo e empresário baiano Carlos Cruz. O intuito principal do projeto é formar e inserir jovens negros do subúrbio e periferias de Salvador no mercado da moda.

Datas: 4, 11, 18 e 25 de novembro
Horário: 17h às 19h
Local: Café – Teatro Nilda Spencer

Espetáculo Dandara na Terra dos Palmares

A montagem traz texto de Antônio Marques e direção de Agamenon de Abreu, em uma encenação que utiliza linguagem lúdica e poética, para narrar a trajetória da menina que vivia sob os cuidados de sua avó e acaba sonhando com Palmares, lugar onde conhece a luta dos seus antepassados.

Datas: 4 e 5 de novembro
Horário: 7h às 12h e 13h às 17h
Local: Boca de Brasa CEU de Valéria

05/11 (quarta-feira)

Ballroom – Lunna Montty
Ballroom é um movimento cultural e artístico, nascido nas comunidades preta e latina LGBTQIA+ de Nova York, que usa a dança, a moda e a performance para empoderamento, resistência e celebração da diversidade.

Os bailes (balls) são competições onde as participantes desfilam em diversas categorias, como voguing, runway e face, para ganhar reconhecimento para suas “casas” (houses), que funcionam como famílias escolhidas.

Data: 5 de novembro
Horário: 17h às 22h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

CineClube Boca de Brasa
O Cine Clube Bocas de Brasa é uma ação cultural que tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual, promover debates críticos e estimular a formação de público para o cinema em diferentes territórios da cidade.

O projeto leva exibições de filmes aos espaços dos Bocas de Brasa, seguidas de rodas de conversa mediadas por realizadores, críticos, artistas locais ou educadores.

A proposta é utilizar o cinema como ferramenta de diálogo, educação e sensibilização social, abordando temáticas diversas como identidade, cultura popular, cidadania, direitos humanos, meio ambiente e a própria arte cinematográfica.

Além das sessões regulares, o Cinema Clube busca fomentar o surgimento de novos cineclubistas, estimulando a organização comunitária para a continuidade das exibições e discussões.

Datas: 5, 12 e 19 de novembro
Local: Boca de Brasa Subúrbio 360°

Oficina De Criação Jogos De Pistas E Enigmas
Datas: 5, 12, 19 e 26 de novembro
Local: Boca de Brasa, Cajazeiras
Horário: 9h às 12h

Festival Nosso Futuro
Evento internacional com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e o diálogo sobre o futuro das cidades, reunindo jovens, artistas e pensadores da França, Brasil e África.

O festival incluirá exposições, shows, cinema, gastronomia e um fórum de debates, com foco na cidade inclusiva e sustentável, justiça territorial e culturas afrodescendentes.

Datas: 5 a 8 de novembro
Local: Arquivo Público Municipal

06/11 (quinta-feira)

Oficina Teatro “Ará Izô”, com o professor Nando Zâmbia
Data: 6 de novembro
Local: Pinacoteca do Beiru
Horário: 17h às 20h

Oficina de Grafitte, DJ e Danças Urbanas
Data: 6 de novembro
Local: Boca de Brasa CEU de Valéria

Atividades do Projeto “Baía Profunda” de Mateus Aleluia
Execução do tema “Baía Profunda” com Orquestra Afrosinfônica e Exibição do mini documentário sobre o projeto e Assinatura do protocolo de intenção para o desenvolvimento de políticas de cooperação entre os países.

Data: 7 de novembro
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Horário: 15h às 20h

07/11 (sexta-feira)

Afrobaile em Collab com Yolo (RJ) e Africanize (SP)
Show: Afrocidade e convidados
Local: Pátio Ordem Terceira (Pelourinho)

Baía Profunda
O evento tem o objetivo de promover um encontro transatlântico entre Brasil, África e Europa, explorando a música, o pensamento e a espiritualidade nas raízes culturais.

Datas: 7 e 8 de novembro
Local: Barroquinha e Concha Acústica

08/11 (sábado)

Samba da Resistência
As Rodas do Samba da Resistência e as Caminhadas Patrimoniais são iniciativas que se entrelaçam como fios de uma trama significativa, convidando todos a se tornarem parte ativa na valorização da cultura local e na defesa do Abaeté.

Data: 8 de novembro
Local: Espaço Cultural Rumo do Vento
Horário: 17h

Projeto “Baía Profunda” de Mateus Aleluia
Data: 8 de novembro
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Horário: 10h às 19h

10h – Mesa redonda: “Por um mundo em relação”, com Ailton Krenak (Brasil), João Carlos Salles (Brasil), Eduardo Oliveira (Brasil)

14h – Mesa redonda: “Nossos falares: as várias faces de uma língua atlântica”, com Kaká Werá (Brasil), Ondjaki (Angola), Edimilson de Almeida Pereira(Brasil)

16h – Mesa redonda: “Sonhar o mundo”, com Cristiane Takuá (Brasil), Alexandre Coimbra Amaral (Brasil), Castiel Vitorino, Anna Dantes (Brasil)

Apresentação “Águas Ancestrais” do Grupo de Percussão da Ufba
Data: 8 de novembro
Local: Casa do Benin
Horário: 16h às 17h

Afropunk
O evento celebra a música, a arte, a moda e a expressão da cultura negra e afro-diaspórica, com a participação de artistas nacionais e internacionais.

Datas: 8 e 9 de novembro
Local: Parque de Exposições

10/11 (segunda-feira)

Festival Salvador Capital Afro
O Festival Salvador Capital Afro, promovido pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, se configura como uma plataforma de promoção da cultura, da economia criativa e do empreendedorismo negro, fortalecendo a cidade como um destino de afroturismo e um centro de políticas antirracistas.

Datas: 10 a 22 de novembro

O ECA vai à Escola #diganaoaoracismonainfancia – SPMJ
Atividades com crianças e suas famílias fortalecendo a cultura da paz.

Datas: 10, 17, 24 e 28 de novembro
Local: Liberdade – Ilha de Maré – Tancredo Neves – São Bartolomeu
Horário: 10h às 12h

10/11/2025 (segunda) – Candeal

Ruas do Candeal

08h – Grafite com Spray Cabuloso de três painéis na Praça das Artes
12h – Feijão de Kbaça
14h – Feira de Artesanato do Candeal (empreendedores locais e convidados) – Praça do Zé Botinha
14h30 – Apresentação do Grupo Percussivo Pracatum (Apresentação
percussiva com músicos locais e alunos a Escola Pracatum) – Bica
15h – Pagode na Rua (Roda aberta de pagode e samba, reunindo artistas da
comunidade e convidados) – em frente à Pracatum
16h – DJ Belle (ex-aluna da Escola Pracatum) – Praça das Artes
17h – Ato institucional – Praça das Artes
Palanque oficial para as falas institucionais e apresentação do Festival Salvador Capital Afro, com a presença de autoridades municipais, convidados, lideranças culturais e comunitárias.
Presença de Franciá Charles – projeto Texture Academie (França), na abertura Festival Salvador Capital Afro (Candeal)
18h – Encerramento com Grupo FéMenina (simboliza a presença feminina da nova geração da música percussiva de Salvador) – Praça das Artes

11/11/2025 (terça)

Ribeira – Fábrica Cultural
Endereço: Largo da Ribeira, 33 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-530

09:00 às 12:00 – AFROESTIMA – Imersão AfroEmpreendedora (Oficinas para Afroempreendedores + Cadastro de novos). Parceria: Conselho Britânico.
Participação Francia Charles – projeto Texture Academie (França)

12/11 (quarta-feira)

Cinema Clube Bocas de Brasa
Ação cultural que tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual, promover debates críticos e estimular a formação de público para o cinema em diferentes territórios da cidade.

O projeto leva exibições de filmes aos espaços dos Bocas de Brasa, seguidas de rodas de conversa mediadas por realizadores, críticos, artistas locais ou educadores.

Datas: 12 e 26 de novembro
Local: Boca de Brasa CEU de Valéria

13/11 (quinta-feira)

Oficina de Breaking, Slam e Danças Urbanas
Data: 13 de novembro
Local: Boca de Brasa CEU de Valéria

14/11 (sexta-feira)

O Festival Julho das Pretinhas convida o público infantil-juvenil a vivenciar experiências de afeto, arte e afirmação de sua identidade negra, através de oficinas, exposições, rodas de conversa, espetáculos, saraus, sessões de cinema, contos literários e mostras criativas.

Festival Julho das Pretinhas
Data: 14 de novembro
Local: Boca de Brasa Subúrbio 360°

Batalha de Slam (Final)
Data: 14 de novembro
Local: Boca de Brasa CEU de Valéria

Primeira Infância sem Racismo: cuidado integral – SPMJ
Diálogos sobre as proteções de crianças negras com oficinas e atividades lúdicas.

Data: 14 de novembro
Local: Auditório do Ministério Público do Estado da Bahia
Horário: 8h às 17h

14/11/2025 – (sexta-feira) – Nos bairros

Nordeste de Amaralina – Centro Cultural Quabales
Endereço: R. Aurelino Silva, 425-305 – Nordeste de Amaralina, Salvador – BA, 41905-675

09:00 às 12:00 – AFROESTIMA – Imersão AfroEmpreendedora (Oficinas para Afroempreendedores + Cadastro de novos Afroempreendedores). Parceria: Conselho Britânico
14:00 às 17:00 – AFROESTIMA – Formação Sou Salvador
(Beleza e Trancistas). Parceria: SEMDEC
14:00 às 17:00 – SAC do Empreendedor. Parceria: SEMDEC
Programação Cultural: 18:00 às 20:00 – Varanda Quabales

15/11 (sábado)

Femadun
É um evento cultural anual realizado pelo grupo musical Olodum em Salvador, Bahia, que celebra a cultura afro-brasileira e oferece diversas manifestações artísticas como música, dança, literatura e cinema.

Promovido há mais de quatro décadas, o festival é considerado o maior festival de música negra da América Latina e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura de matriz africana, além de dar visibilidade a novos artistas.

Datas: 15 e 16 de novembro
Local: Pelourinho

15/11/2025 – (sábado) – Nos Bairros

Itapuã – Malê Debalê
Endereço: Alto do Abaeté, s/n – Itapuã, Salvador – BA, 41610-510

09h às 12h – AFROESTIMA – Imersão AfroEmpreendedora (Oficinas para Afroempreendedores + Cadastro de novos Afroempreendedores). Parceria: Conselho Britânico
14h às 17h – AFROESTIMA – Formação Sou Salvador (Beleza e Trancistas) Parceria: SEMDEC
17h – Programação cultural: Malezinho

16/11 (sexta-feira)

Mercado IAÔ
É um centro de arte, cultura, educação e negócios criativos em Salvador e o evento é uma das suas principais manifestações.

A festa celebra a economia criativa baiana, reunindo mais de 100 empreendedores para expor e vender produtos de moda, artesanato e gastronomia, além de oferecer programação musical e cultural com artistas renomados e shows.

Data: 16 de novembro
Local: Fábrica Cultural, Ribeira

Roda de conversa – Mulheres e suas histórias: ancestralidade, racismo estrutural e beleza
Data: 18 de novembro
Horário: 13h às 17h

16/11/2025 – (domingo) – Nos Bairros

Ribeira – Mercado IAÔ
Endereço: Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, 33 – Ribeira, Salvador – BA, 40421-530

Horário: das 10h às 22h
Entrada: 1kg de alimento não perecível que será destinado à Creche Comunitária Ruby.
Programação: Arte, música, gastronomia e empreendedores criativos na #RedeIaô!
Atrações confirmadas: Cortejo Afro e Majur.

17/11 (segunda-feira)

Maratona Empreendedora
Data: 17 de novembro, 09h às 12h
Local: Auditório Makota Valdina, Secult – Comércio
Tema: Empreender e comunicar: construa sua identidade visual no Canva
Palestrante: Talua Jarones.

AFROESTIMA – PRACATUM

09h às 12h – AFROESTIMA – Imersão AfroEmpreendedora (Oficinas para Afroempreendedores + Cadastro de novos Afroempreendedores).
14h às 17h – AFROESTIMA – Formação Sou Salvador (Beleza e Trancistas).
14h às 17h – SAC do Empreendedor

Data: 17 de novembro
Local: R. Paulo Afonso, 295 – Candeal

18/11 (terça-feira)

AFROESTIMA – Boca de Brasa Cajazeiras

09h às 12h – AFROESTIMA – Imersão AfroEmpreendedora (Oficinas para Afroempreendedores + Cadastro de novos Afroempreendedores).
09h às 12h – AFROESTIMA – Formação Sou Salvador
(Empreendedores varejistas informais).
09h às 12h – SAC do Empreendedor.
12h às 12h30 – Atividade artística – Sambadeiras de Cajazeiras

Data: 18 de novembro
Local: Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery – Cajazeiras

19/11 (quarta-feira)

Liberdade – Senzala do Barro Preto (Ilê Aiyê)
Endereço: R. Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA, 40366-110

09h às 12h – AFROESTIMA – Imersão AfroEmpreendedora (Oficinas para Afroempreendedores + Cadastro de novos Afroempreendedores). Parceria: Conselho Britânico
14h às 17h – AFROESTIMA – Formação Sou Salvador
(Beleza e Trancistas). Parceria: SEMDEC
14:00 às 17:00 – SAC do Empreendedor. Parceria: SEMDEC

Auditório Makota Valdina, Secult – Comércio
09h às 17h – Seminário: Direito do Povo de Axé. Parceria: SEMUR
Ponto focal para infos: secretária Isaura

20/11 (quinta-feira)

Show de Léo Santana
Data: 20 de novembro
Horário: 15h
Local: Praça Maria Felipa, Comércio

Espetáculo Dandara na Terra dos Palmares
A montagem traz texto de Antônio Marques e direção de Agamenon de Abreu, em uma encenação que utiliza linguagem lúdica e poética, para narrar a trajetória da menina que vivia sob os cuidados de sua avó e acaba sonhando com Palmares, lugar onde conhece a luta dos seus antepassados.

Datas: 20, 21, 25, 26 de novembro
Local: Boca de Brasa Subúrbio 360°
Horários: 7h às 12h e 13h às 17h

Oficina de Grafitte e DJ
Data: 20 de novembro
Local: Boca de Brasa CEU de Valéria

Batalha de Rima
Data: 20 de novembro
Local: Boca de Brasa CEU de Valéria

21/11 (sexta-feira)

Espetáculo de dança “Dembwa”
Uma coreografia ancestral em atos que narra histórias. Um transe para afirmar e firmar, ao som de sambas de caboclo, danças de orixás, pagode baiano, funk, silêncio e reza.

Datas: 21 e 28 de novembro
Local: Teatro Gregório de Mattos
Horário: 19h às 20h

Batalha de Rap/Trap

Um passeio pela história musical baiana, conhecendo mais sobre os gêneros urbanos como o Hip Hop, Rap e o Trap. Durante a ação, além da mediação, o público será convidado a participar e interagir em uma batalha de rimas.

Data: 21 de novembro
Local: Cidade da Música da Bahia
Horário: 14h

Do Tambor ao Streaming: música negra que ecoa no mundo
Roda de conversa com mediação de Beatriz Nascimento. A Dama, Nadjane e Zamba integram a programação.

Data: 21 de novembro
Local: Casa das Histórias
Horário: 15h

22/11 (sábado)

Sabores da diáspora: cozinhar é também resistir
Gastronomia afro-baiana como patrimônio e futuro sustentável. Mediação de Ruth Martins.

Data: 22 de novembro
Local: Casa das Histórias
Horário: 11h

Contação de histórias e música – Musicalidade da cultura preta
A Cidade da Música da Bahia convida crianças e famílias para embarcar em uma experiência onde as histórias se entrelaçam aos ritmos e sonoridades da cultura preta.

Data: 22 de novembro
Local: Cidade da Música da Bahia
Horário: 15h

Espetáculo de dança “Dembwa”
Datas: 22, 23, 29 e 30 de novembro
Local: Teatro Gregório de Mattos
Horários: 16h às 17h

Black Standup Comedy – Alan Miranda e convidados
O Black Standup Comedy é uma iniciativa de Alan Miranda, com 25 anos de trajetória como diretor teatral, roteirista e apresentador. O evento busca oferecer visibilidade à produção de humor negro em Salvador, explorando temas do cotidiano e da cultura afro-brasileira de forma leve e reflexiva.

Datas: 22 e 29 de novembro
Local: Casa do Benin
Horário: 16h às 17h30

Consciência Negra é Preciso
O evento conta com apresentações do cantor e compositor Pan-africano Kamaphew Tawá e Banda Aspiral do Reggae, além de convidados.

Datas: 22 de novembro
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Horário: 17h30

Novembro Azeviche – Band’Aiyê e convidados
A Senzala do Barro Preto, no Curuzu, será cenário de celebração com o mais belo dos belos como anfitrião. A partir das 21h, o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, e convidados sobem ao palco.

Datas: 22 de novembro
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu
Horário: 21h

23/11 (domingo)

Viver Salvador nos Bairros
Data: 23 de novembro

Ẹ̀kọ́ Ilé Òrìṣà – Arte e cultura de terreiro
A partir do princípio das Àyabá, a primeira edição do “Ẹ̀kọ́ Ilé Òrìṣà – Arte e cultura de terreiro” consiste em uma proposta de ação de arte, cultura e educação a ser realizada no espaço sagrado do terreiro Ilê asé Ọmọ Aládé, em Cassange, como forma de fortalecimento e preservação dos saberes artísticos e culturais construídos nas dependências da casa de àṣẹ.

Data: 23 de novembro
Local: A Casa do Príncipe (Ilê Axé Omoalade)
Horário: 8h às 12h

Culinária Musical – Jorge Washington
Da união de um ambiente agradável com boa música, ótimo papo com amigos e comida que remete aos almoços em família, surgiu o projeto Culinária Musical, no bairro do Garcia, em 2017.

A iniciativa é do produtor cultural, funcionário público aposentado, ativista do movimento negro, ator, diretor, mestre de cerimônias, arte-educador e, a partir de então, afrochefe Jorge Washington.

Data: 23 de novembro
Local: Casa do Benin
Horário: 12h às 17h

Corrida Favela a Favela 
Corrida com saída de Pernambuco e chegada no Beiru. A linha de chegada conta com apresentação de Nadjane.

Data: 23 de novembro
Local: saída de Pernambuco e chegada no Beiru
Horário: saída 6h – chegada prevista para 6h20/ 6h30

24/11 (segunda) – NOVA BRASÍLIA

Associação Mulheres Notáveis – Rua Aliomar Baleeiro, 15.

13h a 15h30 – Oficina Sou Salvador
15h30 a 16h30 – Oficina Trancistas em Rede com Denise Melo
16h30 a 17h30 – Concurso Beleza Nagô
Evento com foco em trancistas, terá desfile e uma demonstração técnica.

25/11 (terça-feira)

Dia Nacional das Baianas de Acarajé
Evento de comemoração ao Dia Nacional da Baiana de Acarajé. A data é um reconhecimento do ofício das baianas como um patrimônio cultural e a programação inclui celebrações religiosas, cortejo e atividades culturais. Mais informações: @abam_nacional
Programação:
09:00 – missa na Igreja do Rosário – Pelourinho;
10:30 – cortejo com banda percussiva do Pelourinho até a Praça da Cruz Caída;
13:00 – almoço comemorativo para 400 baianas; sorteio de brindes;
14:30 – início da programação cultural com apresentação de 03 grupos populares;
18:30 – encerramento.

Data: 25 de novembro
Local: Praça da Cruz Caída

27/11 (quinta-feira)

Oficinas Ilha de Maré

09h às 12h e 13h às 16h – Oficina de graffiti com Spray Cabuloso (para alunos da Escola Municipal de Ilha de Maré)
10h às 10h30 – Oficina “O ECA vai à escola – Racismo não é bullying”
09h às 12h – AFROESTIMA – Imersão AfroEmpreendedora (Oficinas para Afroempreendedores + Cadastro de novos Afroempreendedores).
09h às 12h – AFROESTIMA – Formação Sou Salvador (empreendedores da Praias).
9h às 12h – SAC do Empreendedor
13h às 14h30 – Oficinas de percussão e dança afro com Malê Debalê (para alunos da Escola Municipal de Ilha de Maré)
14:30 às 16:00 – Apresentação musical Marésom e Malê Debalê (aberta a toda a comunidade)

Data: 27 de novembro
Local: Escola Municipal de Ilha de Maré – Rua da Caeira, SN, Praia Grande (Ilha de Maré)

Palco Aberto chega ao Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360

No dia 27 de novembro, o Palco Aberto chega ao Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360 com uma programação que exalta nossos corpos, vozes, ritmos e histórias.
Boca de Brasa Subúrbio 360°
27 de novembro
Programação completa neste link.
Mais informações: @bocadebrasa.fgm

28/11 (sexta-feira)

Festival Feira Preta
Primeira edição na capital baiana do maior festival de cultura e economia criativa preta da América Latina, promovendo cultura, inovação, empreendedorismo negro e afro-diaspórico.

O evento celebra a ancestralidade e a potência criativa de Salvador, integrando um mercado de produtos e serviços, uma programação cultural com música, moda, gastronomia, shows e atividades voltadas ao desenvolvimento da economia criativa e à inclusão financeira da população negra. Mais informações: @feirapretaoficial
Data: 28 a 30 de novembro
Local: Praça Maria Felipa, Comércio

29/11 (sábado)

Samba para Nosso Povo
Mercado Municipal 02 de julho – Largo 2 de Julho
14h às 19h – Samba Junino

Aulão de Dança Afro
Brotas recebe, neste sábado (29), às 10h, um aulão gratuito de Dança Afro comandado por Gisele Soares, Deusa do Ébano 2017 e professora da Escola Criativa Boca de Brasa.

Data: 29 de novembro, às 10h
Local: Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos – Brotas
Entrada gratuita

30/11 (domingo)

18ª Caminhada do Samba
Organizada pela União das Entidades de Samba da Bahia, a caminhada reúne blocos de samba que desfilam em trios elétricos, promovendo a tradição e identidade do samba soteropolitano. Mais informações: @unesamba

Data: 30 de novembro, 13h
Local: Campo Grande

Programação em Pernambués

14h – Arrastão Cultural com a Banda Movimento Afro
ZION
DON HADJI
VILLA FLOR
16 BEATS
Pagode do Amaral
Alex Max
Samba Comunidade

Data: 30/11/2025 (sábado)
Da Praça Artur Lago ao final de linha de Pernambués

Saiba mais sobre o lançamento da programação 2025:

Texto: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS

A Prefeitura lançou em 13 de outubro a programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025, que reunirá exposições, oficinas, shows, rodas de conversa, intervenções urbanas, entre outras linguagens artísticas, durante 40 dias. Consolidado como um dos principais movimentos de valorização da cultura afro-brasileira no país, o calendário terá início já no próximo dia 26 de outubro e vai até 6 de dezembro.

Um dos destaques será o show de Léo Santana, no Dia da Consciência Negra, às 15h, na Praça Maria Felipa (Comércio). Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, em coletiva à imprensa no Hotel Quality, no Stiep.

“O que antes era apenas um dia para chamar a atenção da importância da Consciência Negra, agora, nós temos mais de um mês de programação, com uma pegada cultural forte, valorizando a nossa ancestralidade, as nossas tradições, a nossa negritude. O objetivo aqui é o empoderamento da população negra, que corresponde a mais de 83% da nossa população”, destacou o prefeito.

Neste ano, o Novembro Salvador Capital Afro terá como diferencial a descentralização das atividades, que acontecerão diariamente em diferentes regiões da cidade, incluindo bairros periféricos e comunidades tradicionais. Além do Centro Histórico, as ações acontecerão no Candeal, Cajazeiras, Ilha de Maré, Itapuã, Nordeste de Amaralina e outras localidades.

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou que o movimento busca dar ênfase à valorização da ancestralidade, ao mesmo tempo em que amplia o acesso às políticas culturais e fomento à economia criativa.

“A ideia é mostrar a força do nosso povo, a nossa história, a marca da nossa ancestralidade que tanto nos representa nesse mundo. O Salvador Capital Afro tomará as ruas da cidade, desde apoiando outros eventos como o Afropunk até realizando os próprios que ocorrerão, reunindo pessoas que sabem fazer arte e cultura, além de capacitações para estimular o empreendedorismo negro”.

Também presente no evento, a secretária municipal da Reparação (Semur), Isaura Genoveva, salientou que o movimento é parte do compromisso do poder público municipal para promover justiça racial.

“O Salvador Capital Afro não é só uma ação pontual, é um programa da Prefeitura que visa discutir as questões raciais durante todo o ano, para a população viver a cidade, para discutir enfrentamento ao racismo, para ações de inclusão da comunidade e enaltecimento da potência do povo negro de Salvador”, frisou.

Programação:

O pontapé inicial do Novembro Salvador Capital Afro será no dia 26 de outubro, com o show Salvador Cidade da Música, que trará a Orquestra Afro Sinfônica e convidados em uma apresentação especial dedicada à musicalidade de matriz africana.

Em 1º de novembro, a Casa das Histórias de Salvador, no Comércio, recebe a abertura da exposição “Floresta de Infinitos”, criada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana. A obra combina elementos sonoros e visuais, explorando a cultura afro-brasileira e indígena. No mesmo dia acontece o Afro Fashion Day, no Terreiro de Jesus, evento que une moda, identidade e representatividade, com desfiles de estilistas negros e marcas locais.

De 3 a 5, o Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) sedia o Encontro Global de Artivismo, reunindo mais de 800 artistas, líderes de movimentos sociais e culturais de cerca de 60 países para promover a interação, a troca e a criação coletiva com foco na arte como ferramenta de transformação social.

Na sequência, de 5 a 7, o Festival Nosso Futuro promove intercâmbio cultural e o diálogo sobre o futuro das cidades, com jovens, artistas e pensadores da França, Brasil e África. A atividade acontece no Arquivo Público Municipal, no Comércio.

Nos dias 7 e 8, o cantor, compositor e pesquisador Mateus Aleluia apresenta o espetáculo “Baía Profunda”, no Espaço Cultural da Barroquinha e na Concha Acústica. A atividade é a culminância da primeira etapa do projeto homônimo, que nasce dos trânsitos atlânticos entre Brasil, África e Europa.

Nos dias 8 e 9, Salvador recebe, no Parque de Exposições, uma das atrações mais aguardadas: o Afropunk, um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, que volta à capital baiana com shows, performances e experiências de moda.

Entre 10 e 22, a Prefeitura realiza o Festival Salvador Capital Afro, com uma extensa programação cultural, artística e formativa em diversos bairros da cidade.

Nos dias 15 e 16, o Pelourinho recebe o Femadum, evento cultural anual realizado pelo grupo musical Olodum, que celebra a cultura afro-brasileira e oferece diversas manifestações artísticas como música, dança, literatura e cinema.

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, às 15h, será marcado por um show especial de Léo Santana, que promete agitar o público na Praça Maria Felipa.

O mesmo lugar, inclusive, receberá, entre os dias 26 e 30 de novembro, a primeira edição do Festival Feira Preta, promovendo cultura, inovação, empreendedorismo negro e afro-diaspórico. O evento vai celebrar a ancestralidade e a potência criativa de Salvador, integrando um mercado de produtos e serviços, reunindo ainda uma programação cultural com música, moda, gastronomia e shows.

A programação do Novembro Salvador Capital Afro será encerrada nos dias 5 e 6 de dezembro com o Festival Afroturismo.