Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas encerra Carnaval de Salvador 2026 com recorde de atrações
Publicado em 17.02.2026 às 13h 44 - atualizado em 23.02.2026 às 10h 58
Bruno Reis anuncia atrações do Arrastão desta Quarta-Feira de Cinzas
O Carnaval de Salvador 2026 chegou ao fim com o tradicional Arrastão nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), no Circuito Dodô (Barra/Ondina), numa edição considerada a maior já realizada em número de artistas. Cinco atrações comandaram trios sem cordas e mantiveram o caráter aberto da festa: Carlinhos Brown, Léo Santana, Tony Salles, Danniel Vieira e o grupo Fantasmão.
Sem cordas, o cortejo teve início por volta de 10h e permitiu que os foliões “inimigos do fim”, assim como ambulantes, cordeiros, catadores e demais profissionais curtissem o festejo lado a lado. Assim como em anos anteriores, antes de iniciar o desfile, Brown realizou o tradicional Padê e abriu apresentação no trio cantando “Na beira do mar”.
A tradição das participações especiais também marcou o desfile. Léo Santana, por exemplo, levou os cantores Falcão, do Guig Ghetto; Flavinho, do Pagod’art; além de Vinny Nogueira, Raysson Lima e Filhos de Jorge.
Além disso, neste ano, Edcity voltou a se apresentar à frente do Fantasmão, celebrando os 20 anos da banda.
Carnaval dos recordes
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, acompanhou o encerramento e destacou o simbolismo do momento.
“O Arrastão é esse abraço coletivo que Salvador dá para se despedir do Carnaval. É o povo na rua, celebrando nossa cultura, nossa música e a alegria que só essa cidade sabe produzir. Encerramos a festa com responsabilidade, organização e, sobretudo, com muito amor pela nossa gente. Batemos recorde no turismo, fizemos ações na área social, ambiental e tecnológica para garantir o melhor Carnaval de todos os tempos, com maior participação popular”, afirmou.
Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a programação de 2026 reuniu mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e outras 520 apresentações distribuídas em bairros e palcos temáticos.
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, 2026 consolidou o que chamou de “Carnaval dos recordes”.
“Tivemos dias incríveis nessa maratona que começou duas semanas antes, com o Furdunço e o Fuzuê. Conseguimos equilibrar as atrações e tornar os circuitos mais fluidos. Tivemos uma grande abertura em homenagem aos 110 anos do samba, fortalecendo todo o ecossistema do gênero”, disse.
Ele também comemorou o fato de o Carnaval de Salvador ter entrado, na terça (17), para o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, com a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo.
No ano passado, a festa momesca soteropolitana havia entrado para o Guinness como a cidade com o maior carnaval de trio elétrico do mundo.
Matéria com base no texto de Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS
Confira Outras Postagens
Acompanhe dicas, curiosidades e histórias sobre Salvador que vão inspirar sua próxima visita.